Para examinar e reimpulsionar projectos confessionais online
Roma, 21 de Janeiro de 2014 (Zenit.org) Jorge Henrique Mújica
Continuação da primeira parte...
6. Humor. O cardeal Dolan costuma dizer: “O
cristão é alegre porque Cristo ressuscitou; a história de Jesus não
terminou na Sexta-Feira Santa”. O humor é uma das melhores maneiras de
fazer conexão. E, curiosamente, o humor cria confiança. Na internet, as
coisas sérias também podem ser contadas de modo positivo e engraçado.
Qual é o seu modo de comunicar? Veja o exemplo do projecto “Rápido e
Curioso”: https://www.youtube.com/ImparareRoma.
7. Conteúdo e histórias. Esta é a substância de todo projecto. E as pessoas querem conteúdos não só de valor, mas grátis! Em
troca, elas dão a sua confiança. Como é o conteúdo do seu site? Se a ele
for “xoxo”, então pense que as histórias reais de pessoas reais são bem atractivas. Hoje não interessa não só a vida das “estrelas”, mas também a
de quem sai do anonimato para virar testemunha da fé e de valores na
internet. Exemplos: CatholicLink.com e as fan pages da BoasNotícias.org (https://www.facebook.com/BoasNoticias.Org).
8. Transparência. Especialmente para quem vincula os
seus projectos a campanhas de arrecadação de fundos, McInerny cita de
novo o caso da “Charity: Water”: as pessoas que doam podem rastrear
cada centavo para saber o destino final do seu dinheiro (https://www.charitywater.org/donate/). Outro exemplo é a própria ZENIT (https://donations.zenit.org/es).
9. Nuvem. O autor se refere às facilidades
tecnológicas de armazenar todos os conteúdos em servidores na web (por
exemplo, SkyDrive, Google Drive, Dropbox, etc.). Onde você guarda os
seus conteúdos? Tudo no seu próprio computador? E se você o perder?
10. Dinheiro e parceiros. Não há como fugir deste
problema comum: a economia. Identifique líderes sociais que podem se
interessar pelo seu projecto e ofereça a eles um benefício em troca.
“Busque parceiros, não esmola”. E não é questão somente de dinheiro:
bloggers e líderes de opinião podem divulgar mais e melhor o nosso projecto. São exemplares os casos da Catholic.net (http://catholic.net/) e da Aleteia.org (http://www.aleteia.org), que são plataformas para conteúdos de terceiros.
* O autor é analista da ZENIT para meios de comunicação, internet e jornalismo religioso.
(21 de Janeiro de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário