Páginas

sábado, 24 de abril de 2021

Qual vai ser a sua próxima companhia?

Bem sei que o Dia Mundial do Livro foi ontem, mas foram apenas 24 horas para evocar aquele objeto que não se esgota, é um convite continuo a novos mundos, diferentes olhares, muitas viagens, um nada silencioso se o abrirmos e ali ficarmos, na sua companhia.

Num tempo em que paulatinamente as livrarias e editoras vão desconfinando espaços, prateleiras, títulos e páginas, vale a pena acompanhar o programa Ecclesia que ontem assinalou o dia com uma conversa com o padre Miguel Vasconcelos, que nos convida a desconfinar através da literatura, para que a partir dela sintamos a vontade de novas leituras.

A literatura desconfina-nos, faz que o nosso mundo – por muito fechado que seja – tenha janela para uma transcendência do que já somos e ainda do que vamos querer ser”.

[O livro] ajuda-nos a interpretar, a encontrar um sentido para o que é viver em qualquer circunstância, as muito dramáticas e muito difíceis como as que ao longo da história existiram e as que existem agora nas vidas de muitos”.

Os livros fazem companhia, têm uma proximidade própria e, acima de tudo, o livro, em certo sentido, é uma espécie de um palco onde tudo pode acontecer. A experiência de ler, de folhear, envolve todos os sentidos, envolve o cheiro, envolve as memórias, esse suporte que é o livro tem um poder de eternidade que vale a pena contar com ele”.

Qual vai ser a sua próxima companhia?

No portal de notícias da Agência Ecclesia damos-lhe conta da visita surpresa do Papa Francisco, que receberam no Vaticano, a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e também um ovo de chocolate.

A iniciativa assinalou o dia de São Jorge, onomástico de Jorge Mario Bergoglio, e aconteceu no átrio do auditório Paulo VI, tendo juntado o Papa Francisco e um grupo de pessoas pobres, que são acolhidas e acompanhadas por instituições solidárias, na capital italiana.

O dia de São Jorge foi também assinalado por Paulo Pinto, chefe nacional adjunto do Corpo Nacional de Escutas, que afirmou a “escola de líderes” que o CNE é e também o “sinal de esperança numa sociedade com medo” que representa.

Já sabe que há mais para ver, ler e ouvir no portal de notícias da Agência Ecclesia. Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente fim de semana.

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário