Páginas

sexta-feira, 16 de abril de 2021

IPSS frágeis para acudir à crise


Foto: Agência ECCLESIA/OC

O presidente da Conferência Episcopal apelou ao reforço dos apoios às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), para que estas possam ser resposta no combate à crise e no apoio às solicitações crescentes. 
D. José Ornelas que falava em Fátima, no encerramento da Assembleia Plenária dos bispos portugueses, não escondeu preocupação pela sustentabilidade das instituições de solidariedade social. Para o responsável católico, o aumento das solicitações não teve correspondência nos apoios recebidos por parte do Estado.

Ao trabalho dos bispos não escapou a preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. D. José Ornelas quer que o acontecimento, apesar de organização católica, seja ocasião de encontro para todos, numa atitude de “diálogo, abertura e acolhimento”. O presidente da CEP admitiu que o evento está “em constante avaliação”, recordando que já foi tomada a decisão de adiar a jornada do verão de 2022 para 2023. O bispo de Setúbal, considera que é fundamental a “concentração dos jovens”, procurando adaptar o programa “às necessidades e condições” que existirem.

A Junta Regional de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas organiza, a partir de hoje e nos dias 30 de abril e 14 de maio, a 2ª convenção regional que pretende dotar os dirigentes adultos de maiores competências “na missão de educação de crianças e jovens escuteiros”. Estes voluntários adultos juntam-se numa plataforma online para reforçar os seus conhecimentos “na área da pedagogia, animação da fé e gestão dos agrupamentos”, como se pode ler na nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Centro de Reflexão Cristã promove esta sexta-feira a terceira sessão das “Conversas entre Sócios”, com a presença de Luiza Sarsfield Cabral, que esteve detida pela PIDE em 1973. 
Sócia fundadora do CRC, Luiza Sarsfield Cabral “é uma mulher católica com uma história de resistência e de esperança que a todos inspira”, refere a organização do evento. 
A PIDE, polícia política do Estado Novo, deteve Luiza Sarsfield Cabral, que guardava literatura clandestina de vários grupos católicos, a 26 de novembro de 1973; ficaria em Caxias durante quatro noites, em tortura do sono, com vários interrogatórios. As sessões estão abertas à participação do público, em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88980996634 (ID da Reunião 889 8099 6634).

Na RTP2 o programa ECCLESIA chega as 15h00 com o desafio de olhar a proposta litúrgica do próximo domingo. 
Pelas 22h45, junte-se ao auditório da Antena1 e acompanhe a edição rádio do programa Ecclesia.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário