Páginas

segunda-feira, 26 de abril de 2021

A vergonha continua

Olá bom dia e boa semana.

Não, não está em causa o 25 de abril... O 47º aniversário foi comemorado popularmente e com apelos à justiça ao combate à corrupção como garantia da liberdade. Assim aconteceu em discursos e também nas análises de vozes católicas, nomeadamente do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, na entrevista Renascença/Ecclesia desta semana, e por gerações que viveram os acontecimentos da década de 70 e outras que os recebem, 50 anos depois. Foi no programa 70x7, que pode rever aqui.

Mas a vergonha continua porque continuam a morrer centenas de mulheres e homens no mar Mediterrâneo. E os países democráticos assistem, sem ajudar e quase com indiferença.

“Irmãos e irmãs: interroguemo-nos todos sobre esta enésima tragédia. É o momento da vergonha”.

A afirmação é do Papa Francisco, na Praça de São Pedro. Antes, tinha presidido à ordenação de nove sacerdotes, na Basílica Vaticana, com alertas para os perigos do dinheiro.

Na Sé de Leiria, a tarde de domingo foi também de ordenação de um sacerdote, o padre Jorge Fernandes, com 45 anos. Encontra na Agência ECCLESIA a reportagem da celebração e ao longo desta segunda-feira vamos dizer-lhe como começou este percurso vocacional, na Academia Militar.

Esta segunda-feira, iniciamos dois projetos, no programa Ecclesia: a emissão na RTP2 refere-se à receção e avaliação do Sínodo Diocesano de Lisboa; na Antena 1, Gabriel Esteves, presidente da Juventude Operária Católica, antecipa ao longo desta semana o 1º de Maio, Dia do Trabalhador.

Votos de uma ótima jornada!

Paulo Rocha


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário