Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2021

O Senhor cooperava com eles


Palavra e Pão 101                                          Solenidade da Ascensão do Senhor

 

1 – A solenidade da Ascensão do Senhor era celebrada pelos cristãos de Jerusalém, no século IV, na Basílica da Natividade, em Belém, para onde se dirigiam na véspera, como conta Etéria, uma peregrina que nos deixou um precioso testemunho acerca da vida dos cristãos na Terra Santa. Iam celebrar em Belém onde Jesus tinha nascido, e terminavam essa peregrinação no Monte das Oliveiras, junto a Jerusalém, onde se situa o lugar da Ascensão do Senhor. Significavam assim que o Filho de Deus veio ao mundo para levar os homens para o Céu.

As datas do começo e do fim da Vida de Jesus neste mundo deram origem às celebrações do Natal em 25 de dezembro, e às da Ascensão no quadragésimo dia depois da Páscoa, ou seja, na Quinta-feira da Espiga. Este dia ainda hoje é feriado municipal em muitos concelhos de Portugal. Mas como deixou de ser feriado nacional, a celebração foi transferida para o domingo seguinte.

Esta solenidade convida-nos, irmãos e irmãs que descestes às águas do Batismo, a subir, com Jesus glorificado, á comunhão com o Pai. Convida-nos a contemplar Jesus, que neste mundo desceu até morrer crucificado, exaltado pelo Pai que O ressuscitou dos mortos e Lhe concedeu o nome mais alto que existe.

2 - As últimas palavras do Evangelho segundo S. Marcos constituem o trecho evangélico que escutaremos na Solenidade da Ascensão do Senhor. São palavras de envio: ide por todo o mundo anunciar o Evangelho a toda a criatura! São palavras que referem a glorificação de Jesus à direita do Pai, e são também palavras que falam da obediência a Cristo Senhor, dos apóstolos que partiram a pregar por toda a parte, e da ajuda que, do Céu, o Senhor lhes prestava, cooperando com eles e confirmando as suas palavras com os sinais, ou seja, com os milagres que as acompanhavam. Estas são palavras de Deus, palavras que hoje continuam válidas.

Válidas?! Onde se pode ver atualmente Jesus cooperando com os seus pregadores? Onde poderemos experimentar, concretamente, o poder de Jesus Cristo ressuscitado dos mortos? Onde estão hoje os milagres que acompanhavam a pregação dos primeiros apóstolos? Onde se manifesta agora a Vida nova dos filhos adotivos de Deus? Vemos e ouvimos bastantes doutores falando acerca da evangelização, mas os evangelizadores são muito poucos e, muitas vezes, não são escutados.

Estará cansado o Senhor Jesus Cristo de colaborar com os seus enviados? Que se passa hoje na Igreja, nesta Igreja que, na Europa, está envelhecida? É surpreendente a quantidade de palavras que, nos escritos do Novo Testamento e, concretamente nas leituras desta solenidade, nos falam de ver. Ver espiritualmente é consequência da Fé. Quem acredita em Jesus, vê-O, contempla-O glorioso à direita do Pai e pode testemunhar acerca d’Ele. À nossa pouca fé e à consequente incapacidade de ver Jesus, devemos, portanto, atribuir a nossa dificuldade de sermos testemunhas e de O anunciarmos corajosamente.

3 – A Solenidade da Ascensão do Senhor vem em nossa ajuda, caros irmãos. Subamos com os apóstolos ao Monte das Oliveiras e escutemos as palavras do Senhor. Abramos os olhos e contemplemos Cristo glorificado que, subindo aos céus, nos dá, por meio dos anjos, a notícia da Sua vinda gloriosa no fim dos tempos. Mas preparemo-nos fazendo jejum das sedutoras imagens deste mundo que, prendendo-nos à materialidade, nos dificultam ou impedem essa visão espiritual à qual apenas se chega escutando, e que é fruto da fé.

Desta visão nos fala também, na leitura da Carta aos Efésios, o apóstolo S. Paulo. Ele diz que precisamos de um espírito de sabedoria e de revelação dado por Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, para O conhecermos plenamente. E continua pedindo a Deus que abra os olhos do nosso coração para compreendermos a esperança a que fomos chamados, a herança gloriosa que nos está prometida e a imensa grandeza do Seu poder para nós os crentes. Esta compreensão de quem é Deus, manifestada nos dons grandiosos que Ele nos oferece, é-nos dada pela contemplação de Cristo glorioso, sentado à direita do Pai acima de todas as criaturas, como cabeça da Igreja que é o Seu Corpo.

Que grandeza de horizontes nos dá o conhecimento de Cristo! Perante ele, como são insignificantes os nossos problemas! Como é maravilhosa a vida daqueles que a têm iluminada por Cristo glorificado à direita de Deus Pai! Em outra circunstância, Paulo afirma que Deus nos fez sentar com Cristo no Céu (Ef 2,6)! Mas nas últimas palavras de Jesus no Evangelho segundo S. Mateus, Ele afirma: Eu estou convosco todos os dias até ao fim dos tempos (Mt 28,20)!

Ainda na terra, mas com lugar no Céu à nossa espera! Caminhando na fé, mas gozando, pelo Seu Espírito, da presença vitoriosa de Jesus ao nosso lado! Caminhando no mundo, mas, em esperança, sentados já com Cristo à direita do Pai! Ser cristão é viver com Cristo, é permanecer n’Ele, no Seu amor, é ser um só com Ele, é trabalhar unido a Ele levando adiante a Sua missão de anunciar o Evangelho a toda a criatura. Porque, de facto, Ele coopera connosco, não podemos negar-nos a fazer aquilo que nos mandou.

+ J. Marcos



Sem comentários:

Enviar um comentário