Páginas

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Estamos no limite, é hora de agir

São as palavras no Papa no Dia da Terra, proferidas numa videomensagem divulgada pelo Vaticano, em que chama a atenção para a urgência de agir contra as “catástrofes” das alterações climáticas e da Covid-19.
“A pandemia de Covid mostrou-nos a interdependência, a partilha do planeta. E ambas as catástrofes globais, a Covid e o clima, mostram que não temos tempo a perder”, refere Francisco.
O Papa elogiou a consciência cada vez mais generalizada de que “a natureza merece ser protegida”, com esforços especiais para “cuidar da biodiversidade”. Convicto de que temos os meios para enfrentar o desafio, o Papa lembra que “é hora de agir, estamos no limite”.

O cuidado ambiental levou também o Papa a dirigir uma mensagem à cimeira virtual do clima organizada pelos EUA, com dezenas de líderes mundiais. O pontífice afirmou que as alterações climáticas constituem um desafio para a humanidade, no pós-pandemia.
“A nossa preocupação é ver que o meio ambiente seja mais limpo, puro e se conserve. E cuidar da natureza para que ela cuide de nós”.
O Papa considera “feliz” a iniciativa do presidente norte-americano Joe Biden, que coloca todos a “caminho” da próxima cimeira do Clima, a COP26, que vai decorrer em novembro, na cidade escocesa de Glasgow.

E este é o dia do mês que rima com 2023. A jornada está marcada pelo dinamismo da caminhada que conduz à JMJ Lisboa 2023, várias iniciativas em diversas dioceses mobilizam o setor da juventude. A cidade de Miranda do Douro vai acolher, hoje e amanhã, a edição de 2021 do Dia Diocesano da Juventude que tem como tema “Levanta-te já”. O Secretariado da Educação Moral e Religiosa Católica da Diocese de Coimbra vai orientar, às 21h30, a etapa dos jovens desta diocese rumo às Jornadas Mundiais da Juventude 2023. Os jovens da Diocese de Portalegre-Castelo Branco vão refletir hoje, sobre os «Afetos no Desenvolvimento Pessoal»  é a iniciativa «Take 23». A Paróquia de Machico, Diocese do Funchal, acolhe, a partir das 20h00, um concerto online com o tema “Sonhar a Vocação” para ajudar os jovens a prepararem-se para as Jornadas Mundiais da Juventude. Em Aveiro, os jovens estão convidados para assistirem a uma Via Lucis online, às 21h00, integrada na iniciativa «VINTE23». A «Plataforma 23» da Pastoral Juvenil da Diocese de Beja vai abordar, esta sexta-feira, às 21h00, a temática «Falar de vocação, assusta-te? E A Igreja de São Francisco, em Évora, vai ser a igreja JMJ2023 da arquidiocese. A cerimónia de inauguração vai realizar-se hoje, às 21h30, com transmissão nas redes sociais da paróquia e arquidiocese.

Na RTP2 pelas 15h00 pode aprofundar a proposta da liturgia para o IV Domingo da Páscoa. Mais tarde, pelas 22h45, a edição rádio do Programa Ecclesia passa na Antena1.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário