Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Talitha Kum 

Olá bom dia e boa semana!

“Talitha Kum”. A expressão está no Evangelho de São Marcos, no capítulo 5, versículo 41. O seu significado (“Menina, eu te digo, levanta-te”) inspira o trabalho da Rede Internacional da Vida Consagrada para a Erradicação do Tráfico de Pessoas que hoje promove um evento global online para assinalar o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Seres Humanos. Vai decorrer entre as 10h00 e as 17h00, em cinco idiomas, incluindo o português, em torno do tema “Economia sem tráfico de pessoas” e com a participação do Papa Francisco (pouco depois das 13h00).

O Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas celebra-se a 8 de fevereiro, memória litúrgica da Santa sudanesa Josefina Bakhita e, em Portugal, é a CAVITP (Comissão de Apoio às Vitimas do Tráfico de Pessoas) alerta para este drama. 

Este domingo, O Papa lançou hoje um apelo em favor dos menores migrantes não acompanhados, evocando em particular a “dramática situação” dos que se encontram na chamada “rota balcânica”.

Domingo, o primeiro do mês de fevereiro, assinalou-se o Dia da Universidade Católica Portuguesa. O programa 70x7 falou com a reitora, Isabel Capeloa Gil, sobre as respostas sociais conseguidas com o “Fundo Covid”, que apoiou famílias em 2020, o projeto do “Campus Veritati” e o plano da Faculdade de Medicina, que vai iniciar em setembro.

Mesmo com uma progressiva melhoria no número de contágios e de doentes Covid-19, a saúde continua a exigir todas as atenções, recursos e entregas, como refere o presidente da Associação Portuguesa de Médicos Católicos, José Diogo Ferreira Martins, no programa Ecclesia de hoje (RTP2, 15h00). Para a cuidar, não para abrir caminho para a morte, como acontecerá com a legalização da eutanásia. O médico Filipe Santos Almeida, consultor da Academia Pontifícia para a Vida (Santa Sé), alertou na entrevista da semanal Ecclesia/Renascença  que a legalização da eutanásia em Portugal abre caminho a um “alargamento das exceções” para esta prática.

Ao longo desta semana, que assinala o Dia Mundial do Doente na quinta-feira, 11 de fevereiro, o programa Ecclesia na Antena 1, pelas 22h45, partilha testemunhos de doentes, nomeadamente doentes Covid, a experiência e o sentido da fragilidade.

Desejo-lhe uma ótima semana!

Paulo Rocha



Sem comentários:

Enviar um comentário