Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Prémios e solidariedade

Olá bom dia!

Foi um dia para conhecer distinções e para apelos à solidariedade.

A jornada informativa desta quinta-feira chegou com a notícia do reconhecimento, pelo Parlamento Europeu, do Corpo Nacional de Escutas. Por proposta do eurodeputado José Manuel Fernandes, o CNE foi distinguido com o Prémio do Cidadão Europeu 2020 pelo projeto “Educação para a cidadania ativa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências”.

cardeal D. José Tolentino Mendonça é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra que vai ser entregue a 1 de março, na sessão solene comemorativa do 731.º aniversário da instituição.

No início da semana, a Conferência Episcopal nomeou o novo responsável nacional pela Pastoral Penitenciária. O padre José Luís Gonçalves da Costa sucede ao «carismático» padre João Gonçalves, com a tarefa de continuar o «capital de confiança» numa área pastoral «marginalizada».

Esta quinta-feira, a Cáritas Portuguesa divulgou as propostas para a próxima semana, a Semana Cáritas. “Cáritas 65 Anos: O Amor que Transforma” é o slogan para envolver todos os cidadãos, a começar pelo presidente da República que elogiou o papel da Cáritas na resposta à crise provocada pela pandemia.

A Semana Cáritas é um tema que marca a apresentação da liturgia do próximo domingo, tema do programa Ecclesia em cada sexta-feira, na RTP2 (15h00), hoje contando com a presença de Juan Ambrosio.

Mais tarde, na Antena 1 (22h45), o biblista José Carlos Carvalho encerra uma semana de conversas com o jornalista Octávio Carmo sobre São José, que vai estar presente no itinerário da Quaresma, na rádio pública.

No portal da Agência ECCLESIA encontra também as ‘Memórias que Contam’: de segunda a sexta-feira recordamos pessoas que morreram por causa da Covid. Esta quinta-feira, lembramos o primeiro presidente das IPSS, cónego Orlando Mota e Costa; mais logo, pelas 17h00, vamos evocar o escritor Luís Sepúlveda.

Votos de uma ótima jornada, a cuidar de si e, assim, de todos!

Paulo Rocha



Sem comentários:

Enviar um comentário