Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

O amor que transforma

É o amor que transforma... será este o tema para a Semana Cáritas que vai decorrer de 28 de fevereiro a 7 de março. D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, na sua mensagem para esta celebração, destaca a “solidariedade na dor” que surgiu durante a pandemia, e que levou muitos a “reinventar a proximidade e o cuidado com os mais frágeis”. Este ano a organização católica assinala 65 anos e a semana Cáritas acontece com atenção reforçada aos efeitos da pandemia e um peditório online, destinado às respostas solidárias da Cáritas.

Hoje a Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) promove mais um encontro inserido no ciclo de conferências: “Vamos construir esperança na crise”. O evento conta desta vez com a presença de João Roquette, CEO do Esporão. A iniciativa que decorre na plataforma digital carece de inscrição prévia.

Hoje é também dia para mais um “Encontro com João”. Durante os meses de fevereiro e março, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas propõe à igreja diocesana o aprofundamento do Evangelho de São João, “o Evangelho dos encontros”. O tema de hoje é: “A decisão sobre Jesus e as suas consequências (Jo 7,2–10,42)”. Os encontros decorrem às 21h00, através de videoconferência, e os interessados em participar devem inscrever-se antecipadamente.

Pelas plataformas digitais passa também o diálogo entre a arte e o culto eucarístico. Este é o tema de um curso online em 15 sessões, em que Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima e do Museu e Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, vai procurar-se “explorar a relação entre a arte e o culto eucarístico, aprofundando e alargando os horizontes da nossa fé”. A participação implica também a inscrição antecipada.

Por fim, saiba que hoje é dia de São Nestor, bispo e mártir. Durante as perseguições do imperador Décio, Nestor defendeu e ocultou as comunidades cristãs de Panfília, atual Turquia. Estando em oração em casa, foi preso e torturado por se recusar a oferecer sacrifícios aos ídolos. São Nestor foi crucificado diante de uma enorme multidão de fiéis em oração.  

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      

 


Sem comentários:

Enviar um comentário