Páginas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

De Herodes a Pilatos...


Foto Arlindo Homem/AE

Saiu do Parlamento e Marcelo encaminhou-o ontem para o Tribunal Constitucional (TC). O decreto sobre a despenalização da eutanásia vai agora ser escrutinado quanto à sua constitucionalidade, para que a promulgação aconteça ou não. É um compasso de espera e uma forma do presidente diluir com os juízes o peso ético que a decisão acarreta. 
A 29 de janeiro, dia da votação e aprovação na Assembleia, os bispos portugueses exprimiram a sua tristeza e indignação diante da aprovação parlamentar da lei que autoriza a eutanásia e o suicídio assistido. Independentemente do pronunciamento do TC, os bispos consideram esta lei como um “retrocesso cultural sem precedentes”.
Será de aguardar também pelo "lavar de mãos" quando surgirem consequências nefastas destas ousadias civilizacionais.

Começa hoje e decorre até dia 21, o retiro de Quaresma que D. Virgílio Antunes vai orientar em ambiente digital, para os cristãos da Diocese de Coimbra. O retiro intitulado “Com coragem criativa, levanta-te”, requer inscrição prévia, lê-se no site da Diocese de Coimbra. Este tempo de paragem é constituido por meditações feitas pelo Bispo de Coimbra e tempos de oração. Encerra, dia 21 deste mês, às 10h00, com a celebração da Eucaristia. Neste tempo de confinamento forçado, os cristãos são convidados “a fazer uma pausa no quotidiano para aprofundar e meditar a espiritualidade de São José”.

A Rede de investigadores «Religião nas Múltiplas Modernidades» organiza, hoje mais um colóquio homónimo, através da plataforma ZOOM, onde se apresentam “as mais recentes trajetórias de pesquisa” nesta área de investigação. “As trajetórias recentes dos estudos de religião tornaram evidentes os riscos que se correm quando a reflexão sobre o fenómeno religioso é reduzida a uma narrativa única e as teorias da religião perdem a sensibilidade ao «religioso a fazer-se»”, pode lêr-se no comunicado Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da UCP. 
A iniciativa que decorre em formato online, das 14h30 às 18h00, carece de inscrição prévia.

O Arciprestado de Famalicão, Arquidiocese de Braga, está a realizar, todas as sextas feiras do mês de fevereiro, às 21h15, através dos meios digitais, um ciclo de conferências sobre «Família – Laboratório da Caridade». Hoje, incide no tema «Amor e Divórcio» e conta com a participação de D. Nuno Almeida.

O «Ensemble São Tomás de Aquino» da paróquia com o mesmo nome em Lisboa está a propor obras litúrgicas portuguesas através das plataformas digitais. O projeto que começou na Quarta-feira de Cinzas acontece também em cada sexta-feira de Quaresma. Assim hoje pode visitar o canal do Youtube do Ensemble São Tomás de Aquino, e acolher este auxílio para a vivência espiritual da Quaresma. 
Do século XVII ao século XXI, numa aliança entre Música, Liturgia e Espiritualidade vão ouvir-se obras de Estêvão de Brito, Manuel Cardoso, Diogo Dias Melgaz, José Maurício, Joaquim dos Santos, Miguel Carneiro, Fernando Lapa, Alfredo Teixeira e João Andrade Nunes.

Pelas 15h00 pode acompanhar o programa ECCLESIA na RTP2. À Antena1 chega pelas 22h45.

Tenha um grande dia

Henrique Matos


 


www.agencia.ecclesia.pt

      

 


Sem comentários:

Enviar um comentário