Páginas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Já nos habituámos às terças-feiras de Carnaval

Olá Bom Dia

Hoje é Dia de Carnaval… As habituas máscaras desta folia tem a dupla vertente de esconder o que somos e revelar a dimensão que queremos transmitir. Nesta terça-feira de um Carnaval sem desfiles nem máscaras - a não ser as que procuram travar a propagação da Covid-19 - uma máscara pode ajudar a amplificar as emoções.

O padre e psicólogo Nélio Pita refere que muitas vezes as máscaras são utilizadas “para sufocar e calar a criança” que há em cada um, pelo que o Carnaval surge como uma “oportunidade para tirar essa máscara, libertar a criança e dar vida a outras dimensões escondidas”.

A “confusão carnavalesca, uma espécie de caos organizado”, pretende também desmascarar aqueles que a sociedade entende como poderosos, pelo que nesta época são visíveis “imitações grotescas” de personalidades públicas.

O dia de carnaval, que se celebra esta terça-feira, está ligado ao início do tempo da Quaresma, com as Cinzas, em datas determinadas pela Páscoa.

A maior festa cristã, que evoca a Ressurreição de Jesus, é celebrada no domingo após a primeira lua cheia que se segue ao equinócio da primavera, no hemisfério norte.

Perante práticas pré-cristãs, a Igreja Católica viria a promover alterações que permitissem ligar o período carnavalesco com a Quaresma.

Uma prática penitencial preparatória da Páscoa, com jejum, começou a definir-se a partir de meados do século II; por volta do século IV, o período quaresmal caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja, por meio do jejum e da abstinência.

Já sabe que o nosso site https://agencia.ecclesia.pt/portal/ está em permanente atualização com a atualidade religiosa. Na RTP2, pelas 15h00, o programa ECCLESIA leva até si as notícias e pelas 22h45, na Antena 1, oiça-nos nas ondas radiofónicas.

Propostas para hoje

Luis Filipe Santos

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário