Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Beato Pío IX, 7 de febrero

Pio IX, em Santa Maria Maggiore
Proclamado o dogma da Imaculada Conceição

06 DE FEVEREIRO DE 2019 09:34 * TESTEMUNHOS DA FÉ

«Este papa da cruz em seu longo e frutuoso pontificado foi um fervoroso defensor de Maria e José. Ele proclamou o dogma da Imaculada Conceição e declarou José o patrono da Igreja universal. Ele cuidou de preservar a unidade eclesial »
Giovanni Maria Mastai-Ferretti foi o nono filho dos Condes Girolamo Mastai e Caterina Solazzi, e nasceu em 13 de maio de 1792 em Senigallia, Marca de Ancona, Itália. A epilepsia acabou com seus estudos por alguns anos, até que em 1815, após uma peregrinação a Loreto, a doença desapareceu. Anteriormente, e como seu pai tinha o desejo de fazer parte da Guarda Nobre do papa, para agradá-lo, ele apresentou seu pedido, um pedido que foi negado quando ele tinha provas de sua doença. Não me importo. O que ele realmente queria era ser padre, para que, livre da epilepsia, pudesse seguir a carreira eclesiástica e, em 1819, ser ordenado.
Ele oficiou sua primeira missa na igreja de Santa Ana, ao lado de um centro para jovens sem teto, Tata Giovanni, onde ele deveria realizar um trabalho apostólico frutífero até 1823, quando foi nomeado diretor do hospício pelo papa Pio VII. Além disso, o pontífice também o escolheu para uma missão delicada: ser auditor do delegado apostólico perante o Chile, monsenhor Muzi e do Peru. Seu trabalho apostólico foi polarizado na ação caritativa com os pobres e as sucessivas tarefas pastorais de uma ordem diversa que lhe foram confiadas. Foi cônego de Santa María na Via Lata, dirigiu o grande hospital San Michele, foi arcebispo de Spoleto, cardeal presbítero da igreja de Santi Pietro e Marcellino, entre outras responsabilidades que lhe foram confiadas. Grande diplomata e estrategista
Ele foi eleito pontífice em 16 de junho de 1846. Ele foi o sucessor de Gregório XVI. Ele foi chamado de "papa da cruz". Não em vão, seu longo pontificado, que durou 32 anos, passou em uma era histórica convulsiva; A Maçonaria Internacional tinha em vista a Igreja. Lutas entre facções políticas desencadearam ataques e saques nas igrejas italianas. A República Romana, proclamada por Giuseppe Mazzini, Carlo Armellini e Aurelio Saffi, foi abaixo com a intervenção das tropas francesas. E o papa, que teve que se refugiar em Gaeta, retornou a Roma. Ele havia sido recebido com esperança por seu caráter aberto, mas ele se recusou a ceder às demandas do poder secular e também se opôs frontalmente contra a Maçonaria.
Em 1854, ele proclamou o dogma da Imaculada Conceição, um importante marco histórico eclesial. Em 1864 ele promulgou a encíclica "Quanta cura". O anexo "Sillabus" inserido nele é uma lista de ensinamentos proibidos, com os quais a Igreja condenou os erros do momento, bem como conceitos liberais e iluministas. Como causas dos males que atingiram a Igreja e a sociedade de seu tempo, o clarividente pontífice apontou para o ateísmo e cientificismo do século XVII, postulado pela franco-maçonaria e exaltado pela Revolução Francesa. Atacado pelos maçons, permaneceu ileso na defesa da verdade proclamada por Cristo e continuou promovendo a unidade da Igreja. Nomeado São José, Patrono da Igreja Universal, deu grande importância à espiritualidade popular, reconheceu as aparições de Maria em La Salette e Lourdes,
Quando em 1870 Roma foi tomada pelas facções piemontesas, ele se retirou para o Vaticano. Mas nada poderia terminar com a Igreja e por isso lançou-a aos quatro ventos, dizendo: " Nada é mais forte que a Igreja. A Igreja é mais forte que o próprio céu, pois há a palavra de Jesus : o céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão ». Seu amor sem reservas pela Igreja, a experiência da caridade, a fidelidade ao sacerdócio e a tutela dos missionários foram as paixões deste grande pontífice. Além disso, ele tinha um extraordinário senso de humor. Curiosamente, é lembrado que quando a anestesia de uma operação não era suficientemente eficaz, ele não se queixava. Mas no final, ao agradecer ao cirurgião pelo seu trabalho, ele disse: «   Você é um astrônomo formidável. Você me fez ver mais estrelas do que o diretor do observatório com seu telescópio ”. Simples e próximo, ele gostava do carinho do povo e morreu em 7 de fevereiro de 1878.
O beato José Baldo resumiu a sua vida afirmando: " A história dirá que todos tinham os olhos fixos em Pio IX. Ele dirá que ele tinha a força do leão e ao mesmo tempo a bondade, a ternura e a suavidade de uma mãe ”. Sua causa de beatificação tem sido longa e complexa. Foi inaugurado por Pio X em 11 de fevereiro de 1907. Em 7 de dezembro de 1954, Pio XII assumiu seu antecessor e retornou ao processo. Posteriormente, Paulo VI deu-lhe um importante impulso. Em 1986, a causa foi encerrada após o milagre da cura inexplicável de uma freira. Finalmente, João Paulo II o beatificou em 3 de setembro de 2000.  

in



Sem comentários:

Enviar um comentário