Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2014

Os reis da Espanha encontraram-se com o Papa Francisco

Pela segunda vez, mas agora como reis. Conversaram sobre o trabalho social da Igreja na actual situação de crise económica europeia


Roma, 30 de Junho de 2014 (Zenit.org) Sergio Mora


Os reis da Espanha, Felipe VI e sua esposa Letizia VI, encontraram-se hoje com o Papa Francisco. É a segunda vez que o fazem, a primeira foi no começo do pontificado do Papa Bergoglio, contudo, desta vez, como reis da Espanha.

Felipe usava terno e gravata azul e Letizia vestia branco sem véu, como é privilégio no Vaticano para as monarquias católicas. Embora a visita fosse privada, não estiveram presentes as filhas do casal: a princesa de Astúrias Leonor e Sofía, infanta de Espanha. O Santo Padre os recebeu às 12hs, na sua biblioteca e tiveram uns 45 minutos de conversa privada, que terminou com a troca de presentes.

O fato de que a primeira viagem ao exterior fosse ao Vaticano causou certa polémica na media, entre os que consideram que os reis de um Estado laico aconfessional não deveriam encontrar-se com o Papa, e aqueles que, por sua vez, enxergam essa viagem como algo importante por causa do apoio da Igreja na Espanha, especialmente neste momento de crise económica.

Os dados mais recentes do Instituto de Estatísticas indicam que mais de 500 mil pessoas saíram do país neste ano, por falta de trabalho, principalmente imigrantes que chegaram da América Latina, especialmente do Peru e Equador, mas também cerca de uns 80 mil Espanhóis.

Um ponto difícil, porém, é o aborto, aprovado na Espanha na década de 80 e que o actual Governo do presidente Mariano Rajoy está tentando atenuar.

Em seguida, os Reis se reuniram com o cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, neste caso acompanhados pelo ministro de Exteriores José García Margallo.

Trata-se da primeira viagem ao exterior dos Reis, desde que o Congresso da Espanha proclamou-os, em 19 de Junho, após a abdicação de seu pai, o rei Juan Carlos I, que recebeu do general Francisco Franco a chefia do Estado e devolveu esse poder ao povo espanhol impulsionando a transição democrática.

Trata-se de uma viagem muito rápida dado que hoje mesmo voltam para Madrid. Na semana passada, realizaram sua primeira viagem na Espanha, à Catalunha.

Nas próximas semanas os Reis viajarão para a França, Portugal e Marrocos. Em Lisboa, no dia 7 de Julho, em Rabat, no 14. Com o presidente Hollande, ainda não há data, mas se espera que seja após a viagem a Marrocos. (Trad.T.S.)

Sem comentários:

Enviar um comentário