Páginas

terça-feira, 11 de março de 2014

Libertadas as monjas sírias de Malula

Monjas de Malula
Estiveram sequestradas durante mais de três meses
De momento desconhece-se se foi pago resgate pelas religiosas

Redacção, 09 de Março de 2014 à 17:17 

Monjas de Malula (Siria)
Cerca de uma dezena de monjas que permaneciam sequestradas desde há mais de três meses na Síria foram postas em liberdade e dirigem-se para Damasco, a capital, com prévia escala no Líbano, segundo informaram este domingo desde Beirute fontes religiosas ao portal de notícias libanês Naharnet.

De momento desconhece-se se foi pago resgate pelas religiosas, supostamente nas mãos da Frente Al Nusra, um grupo miliciano afim à Al Qaeda, mas segundo fontes da segurança ter-se-ia acordado a libertação de 153 prisioneiros da organização em troca da sua libertação, segundo fontes da segurança à Sky News Arábia.
 
O convento de Santa Tecla na cidade
síria de Malula
As monjas foram dadas por desaparecidas em Dezembro depois de que um grupo islamita ficara com o controlo da cidade síria de Malula, a norte de Damasco, de maioria cristã.

As religiosas foram libertadas no início desta semana e transferidas para cidade libanesa de Arsal, onde permaneceram até hoje, quando se dirigem a Damasco.

Ao longo do seu cativeiro, as monjas foram deslocadas do mosteiro ortodoxo de Mar Thecla, em Malula, para Yabrud, uns 20 quilómetros a norte e cenário de uma operação militar do Governo sírio, todavia em curso.

"As conquistas do Exército em Yabrud facilitaram a sua libertação", indicou o bispo greco-ortodoxo Louka al Jury em declarações realizadas na cidade de Judaydat Yabus, fronteira síria, onde esperam chegar numa hora. (RD/EP)

 

in

Sem comentários:

Enviar um comentário