Páginas

sexta-feira, 7 de março de 2014

Do visível ao invisível, com dois novos DVDs: A Eucaristia e A Santa Missa

Lançamentos completam a série sobre a liturgia


Roma, 06 de Março de 2014 (Zenit.org)


“A Eucaristia” e “A Santa Missa” são os dois vídeos recém-apresentados pela H.M. Televisão e pelo dicastério do Vaticano para o Culto Divino. As obras fazem parte da série “Do visível ao invisível” e cada uma tem duração aproximada de 30 minutos.

O vídeo “A Eucaristia” trata dos diversos aspectos deste sacramento: sacrifício, memorial, banquete, acção de graças... Já “A Santa Missa” aprofunda no sentido de cada uma das partes da celebração eucarística. Também fazem parte da série de DVDs, já editados anteriormente, "A liturgia" e "A adoração eucarística".

Os programas contam com as valiosas contribuições dos cardeais Antonio Cañizares (prefeito da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos), Malcolm Ranjith (arcebispo de Colombo, Sri Lanka) e Raymond Burke (prefeito do Tribunal Supremo da Assinatura Apostólica); dos bispos Marc Aillet (de Baiona, França), Celso Morga (secretário da Congregação para o Clero) e Julián López Martín (de León, Espanha); dos monsenhores Juan Miguel Ferrer Grenesche (subsecretário da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos), John Cihak e Jean-Pierre Kwambamba (das cerimónias pontifícias); e dos sacerdotes Juan José Silvestre (professor da Universidade Pontifícia da Santa Cruz de Roma), Carlos Díaz Azarola (reitor do seminário de Getafe, Espanha) e Francisco Javier Fernández Perea (director espiritual do seminário de Getafe).

“Para sermos cristãos, precisamos da Eucaristia. Precisamos viver a Eucaristia. Precisamos nos alimentar do Corpo de Cristo, que nos torna um com Ele e, por conseguinte, nos faz entrar na Igreja, que é o sacramento da união íntima com Deus e da unidade de todo o género humano” (cardeal Antonio Cañizares).

“A Eucaristia, tal como Jesus quis instituí-la, é verdadeiramente um sacrifício. Em primeiro lugar, porque ela é a representação, no sentido de tornar presente, do sacrifício de Jesus na Cruz. E para nos dar os meios de participar dele, Jesus quis, justo antes de se oferecer na Cruz, instituir a Eucaristia, para que nós possamos entrar neste sacrifício” (dom Marc Aillet).

“Sabemos que nosso Senhor se fez presente, verdadeiramente presente, com todo o seu ser, sobre o altar, para podermos entrar em comunhão com Ele. Em outras palavras, para se dar a nós e para podermos nos unir a Ele do modo mais perfeito possível na terra, através do recebimento do Corpo de Cristo na sagrada comunhão” (cardeal Leo Burke).

Para ver os trailers dos quatro programas e mais informação sobre a série “Do visível ao invisível”, visite o site www.eukmamie.org/é/television/series/visible-a-invisible

Sem comentários:

Enviar um comentário