Páginas

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Distrito Família: subsidiariedade em acção

Fórum das Associações Familiares de Trento desenvolverá seu trabalho em todo o território italiano


Roma, 09 de Dezembro de 2013


No encerramento do Festival da Família que está sendo realizado na localidade italiana de Riva del Garda, o Fórum das Associações Familiares do país assinará um protocolo de entendimento com a província de Trento para promover o projecto Distrito Família em toda a Itália.

Francesco Belletti, presidente do Fórum, explica: “[O Distrito Família] é um belo exemplo de subsidiaridade em acção, com uma perspectiva bem diferente da lógica da assistência social. A colaboração entre associações de famílias e autoridades locais no Trentino já é uma realidade, mas estamos convencidos de que em outras partes da Itália também vai ser uma política virtuosa".

Belletti prossegue: "Temos aqui [no festival] a presença de vários membros do governo, mas, infelizmente, a lógica do Distrito Família ainda parece que não foi entendida por eles. O ministro Giovannini indicou como prioridade a escolha de medidas de combate à pobreza, em vez de um forte investimento na família e no trabalho. A própria lei da estabilidade não parece promover a família como o recurso que ela é. [Essa lei, que determina medidas de incentivo fiscal às famílias italianas] só faz algumas intervenções assistenciais".

"Nós reconhecemos a grande atenção que o ministro está dando para as situações de dificuldade. Ele fez bem, por exemplo, ao refinanciar o fundo para a inserção laboral das pessoas com deficiência, que tinha sido gasto pelos governos anteriores. Mas hoje as famílias precisam se sentir num país que de fato favoreça as famílias. O Distrito Família vai nessa direcção. As políticas nacionais ainda não".


 in

Sem comentários:

Enviar um comentário