O jornal observa que, para os crentes o papa representa a alegria de recuperar as origens da mensagem cristã
Roma, 20 de Dezembro de 2013
O jornal francês Le Monde escolheu nesta sexta-feira o Papa
Francisco como personalidade do ano de 2013, e escolheu para ilustrar a
capa uma das canecas com o seu rosto que se vendem ao redor do Vaticano.
O suplemento semanal do vespertino salientou que neste momento "não
é absurdo falar de 'papamania'", e elogiou a mensagem de modernidade
que encarna o pontífice argentino.
"Entre os crentes, está sem dúvida a alegria de recuperar as origens
da mensagem cristã. (...) Os outros são seduzidos por algo que se parece
com a modernidade, pelo menos no discurso", disse Le Monde para
explicar a sua decisão.
De acordo com este jornal francês, Francisco, que levou ao Vaticano
"um novo estilo", o da simplicidade e da entrega, supõe também "uma
espécie de esperança", a de pensar que “é possível que uma instituição
se reforme e mude, e que o seu representante encarne essa mensagem".
O Santo Padre se impôs como personagem do ano tanto entre a redacção
do jornal como entre aqueles que o escolheram por meio da internet, e
superou com os seus votos o ex analista da Agência de Segurança Nacional
(NSA), Edward Snowden e a ministra galega de Justiça, Christiane
Taubira.
O pontífice também foi escolhido Personalidade do Ano no 11 de Dezembro pela revista Time, que o chamou “o Papa do Povo”, e destacou os
seus esforços por modernizar a Igreja Católica a partir do momento que
ele foi eleito, no Março passado.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário