Páginas

quarta-feira, 1 de julho de 2020

O Setor Social e Portugal, na última «Conversas na Ecclesia»

Bom dia e paz e bem!!

O último «Conversas na Ecclesia», da atual série, terminou esta terça-feira com um olhar sobre o presente e o futuro do Setor Social e de Portugal, que vive uma pandemia mundial que originou também uma crise social, com os responsáveis da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Cáritas Portuguesa e da União das Misericórdias Portuguesas.

“Trabalho para todos, rendimento para todos e esperança”, deseja o padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, para quem a atualização dos contratos entre o Governo e as IPSS foi um “bom acordo”.

 

“Podemos cair no erro das pessoas só porque têm determinada idade não serem valorizadas para as novas propostas que o mercado de trabalho possa oferecer e ficam com o catálogo de desempregado de longa duração”, alertou Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, que defende uma recuperação económica “inclusiva”.

 

“Poderia pensar-se que não nos restava outra solução que não fosse deixar para trás os mais frágeis, e os mais idosos, e aqueles que precisam de toda a ajuda e de todo o carinho, mas nós não o fizemos; Salvamos o mais importante, salvamos as pessoas”, disse Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas.

 

Entramos no mês de julho e as férias parecem mais perto, para quem opta pelos meses tradicionais de verão, e este ano tem essa possibilidade porque a pandemia trocou as datas a alguns calendários. O velho mas sempre atual lema ‘vá para fora cá dentro’ está na moda.

Uma sugestão de (re)leitura é a nota ‘Turismo em tempo de pandemia!’ da Obra Nacional da Pastoral do Turismo,  para o início da Época Balnear 2020 que convida a “olhar de um modo renovado para as possibilidades do Turismo em Portugal” e a “possibilidade de desconcentrar a oferta turística”.

Dias antes da publicação deste documento, o diretor da ONPT, o padre Carlos Godinho, assinalou que “é preciso saber acolher para que possam visitar o património, mas que  encontrem também alguma resposta espiritual às suas inquietações e ansiedade”, em declarações à Agência ECCLESIA.

 

Esta quarta-feira, conversamos D. José Traquina, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, sobre o documento ‘Recomeçar e reconstruir’, da Conferência Episcopal Portuguesa, pelas 15h00, na RTP2.

Na Antena 1 da rádio pública, viajamos até à ‘Casa Velha’, um projeto em Vale Travesso - Ourém, no contexto do ‘Ano Laudato Si’. www.agencia.ecclesia.pt é sítio onde estamos em permanência e continuidade.

Uma boa quarta-feira, um excelente mês de julho e boas férias, se for caso disso.
Cumprimentos
Carlos Borges

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      




Sem comentários:

Enviar um comentário