Páginas

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Solidariedade…

Bom dia e paz e bem!!

Solidariedade, palavra que nesta pandemia também tem estado em destaque com diversos intervenientes, e que se destacou em muitas das nossas notícias, recordo quatro:

- O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana manifestou preocupação com a manutenção dos empregos no contexto da crise social e económica provocada pela pandemia Covid-19, destacando a solidariedade em defesa da “vida humana”.

“Foi notável como o valor da vida humana veio ao de cima, uma convergência de vontade para defender este valor”, afirmou D. José Traquina, bispo de Santarém, à Agência ECCLESIA.

 

- A ONGD Oikos está a apoiar portugueses que se encontram em risco no país sul-americano, por causa da pandemia de Covid-19.

- A Cáritas Europa e 11 organizações solidárias uniram-se para pedir à União Europeia a criação de um Fundo de Emergência Social para responder à crise provocada pela pandemia de Covid-19.

- A Comissão do Vaticano para a Covid-19 apresentou a sua preocupação com o que denominou “tsunami” de crises humanas, defendendo a aplicação de dinheiro gasto em armamento no reforço dos sistemas de saúde

“O único combate que a humanidade deve conhecer é o combate contra a Covid-19” - cardeal Peter Turkson.

 

 

Na nossa viagem ‘vá para fora, cá dentro’ pelas dioceses portuguesas, onde falamos sobre ‘O sagrado e as gentes’: O cónego João Gomes, pároco in solidum de Outeiro, indica a Festa do Charolo como um exemplo da “alma portuguesa” unindo uma celebração religiosa à festividade profana, na Diocese de Bragança-Miranda.

Uma proposta para este verão é a exposição ‘Senhora dos Remédios, Arte e Devoção’, no Museu Diocesano de Lamego, até ao dia 15 de setembro.

 

Hoje, também estamos sempre num dos seus sítios favoritos: www.agencia.ecclesia.pt.
O programa Ecclesia na televisão é pelas 15h00, na RTP 2, e na rádio, onde esta semana estamos a conversar com D. José Traquina, chega pelas 22h45 à Antena, 1 da emissora pública.

Votos de uma boa quarta-feira.
Cumprimentos
Carlos Borges

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      




Sem comentários:

Enviar um comentário