Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Afetados por uma pandemia

Olá bom dia e boa semana!

programa 70x7 deste domingo, escrito pelo jornalista Henrique Matos, começa por uma afirmação que não pode ser esquecida:

“Os dias não se podem contar apenas com o número de mortos, infetados ou recuperados. A par destes, há uma multidão imensa de afetados”.

E são poucas as estatísticas que os consideram, que contam os afetados pelas consequências da pandemia. Já o número dos que provocam contaminações, em festas, ajuntamentos e irresponsabilidades várias parece que está em franco crescimento, na falsa convicção de que o normal está de volta! D. José Ornelas, bispo de Setúbal, negou-o, na paróquia de Vale de Milhaços, onde presidiu à Missa que assinalou o Dia Diocesano da Juventude.

“Muitos queriam voltar ao que era dantes: o resultado está à vista, com o regresso preocupante das infeções e mais dificuldades”. 

Os afetados pela pandemia foram também lembrados pelo Papa Francisco. Em Roma, saudou a adoção de um cessar-fogo global imediato para combater a pandemia, por parte da ONU.

“É louvável o apelo por um cessar-fogo global e imediato, que permitiria a paz e a segurança indispensáveis para fornecer a assistência humanitária, tão urgentemente necessária”

As vítimas da covid-19, nomeadamente de Reguengos de Monsaraz, foram lembradas pelo arcebispo de Évora na Missa que presidiu na igreja de Santo Antão diante da imagem de Nossa Senhora da Saúde.

Três sacerdotes e dois diáconos. Foram os números das ordenações este domingo, após os padres vicentinos terem ordenado um sacerdote, no desconfinamento da pandemia, a 11 de junho, e, no último domingo, as ordenações terem acontecido em Beja, Braga e Lisboa. Este domingo, dois diáconos foram ordenados na Diocese de Vila Real e três sacerdotes da Companhia de Jesus foram ordenados em Coimbra.

Esta segunda-feira, a médica psiquiatra Margarida Neto é convidada do programa Ecclesia na RTP2 (pelas 15h00), para uma entrevista onde se retoma o tema dos muitos afetados pela pandemia; às 22h45, na Antena 1, “recomeçar e reconstruir” são os verbos conjugados por D. José Traquina, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Votos de uma ótima semana!

Paulo Rocha

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      





Sem comentários:

Enviar um comentário