Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2020

Portugal é finalista num Prémio Internacional de Arquitetura Sacra, em Itália

Bom dia e paz e bem!!

A arquitetura portuguesa está de parabéns, mais concretamente os responsáveis e os gabinetes de arquitetura que projetaram a igreja do Divino Salvador em Freamunde, na Diocese do Porto, e a privada Capela Cohen, nos Alpes Suíços.

Estes dois trabalhos estão entre os dez finalistas do Prémio Internacional de Arquitetura Sacra da Fundação italiana ‘Frate Sole’. O vendedor é anunciado no final deste mês. Qual é a sua escolha?

 

“É o ‘Pritzker’ da arquitetura sacra, o prémio máximo para a arquitetura sacra mundial, estarmos nos dez finalistas é já um prémio. É uma forma de confirmar as nossas opções, o nosso projeto tem muita qualidade – qualidade arquitetónica, litúrgica, a colocação dos elementos litúrgicos”, disse o pároco de Freamunde, o padre Manuel Luís de Brito, em declarações à Agência ECCLESIA.

 

Esta segunda-feira, o bispo das Forças Armadas e de Segurança de Portugal destacou a ação deste setor na resposta à pandemia do coronavírus Covid-19 e comentou o tema do racismo, rejeitando acusações dirigiras contra polícias e militares no país. Foi no programa ECCLESIA, na RTP2, para ver ou rever aqui.

“A palavra solidariedade foi o modo como nas Forças Armadas e Forças de Segurança se viveu a sede de se encontrar com o outro e, se por um lado estávamos todos remetidos e confinados às nossas casas, por outro lado havia obra, ação, presença”, afirmou D. Rui Valério.

 


Foto: Santuário de Fátima

“Ainda debaixo da nuvem da pandemia, que nos escondeu e nos trouxe incerteza e preocupação, e ainda continua a esconder, a mensagem de Fátima recorda-nos o desafio que a história e a humanidade tanto esquecem: precisamos uns dos outros. Precisamos uns dos outros” - D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto, presidente da peregrinação internacional aniversária do 13 de julho ao Santuário de Fátima.

 

As nossas ‘Conversas na Ecclesia’, dedicadas ao ‘Sagrado e as Gentes’ começaram esta semana em Aveiro, mais concretamente a falar sobre a tradição, a solidariedade e o lançar de cavacas nas festas ao «menino» São Gonçalinho, com o pároco da Vera Cruz, o padre João Alves, e Pedro Nunes, juiz da Mordomia de São Gonçalinho.

Hoje, ‘o Sagrado e as Gentes’ está na Diocese de Lamego, depois das 17h00, pode acompanhar a informação religiosa também na RTP2, a partir das 15h00, e à noite, na rádio Antena 1, a reflexão parte do livro ‘Ressurgir – 40 perguntas sobre a pandemia’.

Votos de uma boa terça-feira, também na nossa companhia,
Carlos Borges

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      





Sem comentários:

Enviar um comentário