Páginas

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Cessar-fogo global

Olá bom dia e boa semana!

É uma insistência do Papa que tarda em ser ouvida. Este domingo, Francisco reforçou o seu apelo em favor de um cessar-fogo global, que permita ajudar as vítimas da pandemia, em particular nos territórios mais pobres:

“Neste momento em que a pandemia não parece abrandar, desejo assegurar a minha proximidade aos que estão a enfrentar a doença e as suas consequências económicas e sociais”.

Por cá, foram ordenados quatro sacerdotes na Arquidiocese de Braga e D. Jorge Ortiga desafiou a uma “pastoral da proximidade”:

“Não tenhamos medo de estar do lado do povo. Sejamos audazes na construção deste modelo de Igreja diferente. Uma Igreja próxima e façamo-lo através de um anúncio alegre e, se as rugas por acaso aparecerem, ou persistirem no rosto da Igreja, não nos escandalizemos, apaixonemo-nos ainda mais pela autenticidade e nunca deixemos de acreditar na beleza do rosto da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

O que dizer a quem passa por um problema de saúde? Como confortar quem está de luto? É possível batizar ou casar “de urgência”? E só o sacerdote pode batizar ou casar nessa situação? Estas e muitas mais respostas a outras tantas perguntas estão no livro “Acompanhamento Pastoral na Fragilidade”, editado pelo Secretariado Nacional de Liturgia. A obra é organizada pelo padre Fernando Sampaio, coordenador nacional das Capelanias Hospitalares, que o apresenta no programa Ecclesia, de hoje, pelas 15h00 na RTP2. 

Um tema que vai estar também em destaque na Agência ECCLESIA, assim como o planeamento da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica para o próximo ano letivo.

Entretanto, continuamos a partilhar conversas sobre “O Sagrado e as Gentes” nas maravilhas da cultura popular. Hoje, pelas 17h00, é uma das maravilhas da Diocese de Coimbra que vai estar em destaque.

Votos de uma jornada! Boas férias, se for o caso!

Paulo Rocha

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário