Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2020

124 passos para uma paróquia mais missionária

Bom dia para si que nos acompanha, no dia de São Lourenço de Brindes, religioso Capuchinho que morreu em Lisboa no ano de 1619. “Profundo conhecedor e amante da Sagrada Escritura e dos Padres da Igreja, era capaz de ilustrar de modo exemplar a doutrina católica mesmo aos cristãos que tinham aderido à Reforma Protestante, mostrando os fundamentos bíblicos e patrísticos das verdades postas em questão por Martinho Lutero”, recordava Bento XVI, numa catequese, em 2011.

A minha segunda-feira começou a todo o gás, ontem, com o anúncio da publicação de uma nova instrução sobre as comunidades paroquiais. São 124 passos para que todas as paróquias sejam mais missionárias.

Outra surpresa foi a visita do Papa à colónia de férias que decorre no auditório Paulo VI. Uma forma de ajudar os funcionários da Santa Sé, neste verão atípico.

 

A atividade das dioceses é marcada, por estes dias, pelos vários decretos de nomeações. Um momento de reorganização e também de manifestação de intenções pastorais, por parte dos vários bispos.

Depois de Coimbra, as conversas sobre ‘O Sagrado e as Gentes’ chegam hoje à Diocese de Leiria-Fátima. Na RTP2, trazemos até si a reportagem na Diocese de Santarém, no dia em que celebrou o seu 45.º aniversário, e na Antena 1 da rádio pública continuamos o ciclo de entrevistas sobre o livro ‘Ressurgir - 40 perguntas sobre a pandemia’. A Covid-19, aliás, mantém as dúvidas sobre o que será o próximo ano letivo, com impacto natural sobre a disciplina de EMRC.

 

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.

Octávio Carmo

 

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      




Sem comentários:

Enviar um comentário