Páginas

sábado, 4 de julho de 2020

Tráfico humano e barrigas de aluguer são alertas deixados pela Igreja na ONU

O observador permanente da Santa Sé junto das Nações Unidas partilhou a “preocupação” com o “crescente tráfico” de recém-nascidos e de mulheres como barrigas de aluguer, falando na 44.ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos, em Genebra.

“Embora algumas formas de tráfico de seres humanos sejam bem conhecidas, esta delegação também deseja expressar a sua preocupação com o crescente tráfico de bebés recém-nascidos e de mulheres que servem como mães de aluguer”, alertou o arcebispo D. Ivan Jurkovič, no contexto do relatório sobre o tráfico de pessoas, especialmente mulheres e crianças, entregue hoje em Genebra.

Neste dia fique também a conhecer o novo espaço, na Manta Rota, em Vila Nova de Cacela, no Algarve, que este ano vai poder acolher mais pessoas, durante férias naquela região do país.

A Autoridade de Informação Financeira (AIF) do Vaticano divulgou o relatório anual relativo a 2019, o primeiro após a mudança na sua presidência, onde regista 64 operações suspeitas, um aumento de oito casos face a 2018, mas em linha com a diminuição quantitativa, face a anos anteriores (150 em 2017; 207 em 2016; 544 em 2015).

Das sinalizações, resultaram quatro medidas preventivas, incluindo o congelamento de uma conta bancária, e 15 relatórios dirigidos ao promotor de Justiça do Vaticano.

Na entrevista conjunta desta semana Ecclesia/Renascença fique a conhecer melhor a nova presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), a irmã Graça Guedes que afirma a posição dianteira dos religiosos no combate à crise provocada pela pandemia, estando ao lado dos mais vulneráveis. Uma entrevista para ler ao longo do seu fim-de-semana.

No fim-de-semana, tempo também para conhecer a exposição online de Rita Rebelo de Andrade, «Not for sale», promovida pela FEC – Fundação Fé e Cooperação, pela Associação Casa Velha e pela rede internacional CIDSE, com vista a sensibilizar o público para temáticas ecológicas.

Mas temos mais para si hoje e ao longo dos próximos dias – basta aceder ao portal de informação da Agencia Ecclesia.

Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente fim-de-semana, e boas férias, se já for o seu caso!

Lígia Silveira

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      




Sem comentários:

Enviar um comentário