Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2020

A ferida que pede para ser curada


Foto: Ricardo Perna/Família Cristã

A expressão está relacionada com os abusos sexuais de menores cometidos por clérigos e surge no «manual» para tratamento de denúncias que foi ontem tornado público pelo Vaticano. O documento preparado pela Congregação para a Doutrina da Fé, apresenta em 164 pontos, os procedimentos a seguir, desde a denúncia à conclusão da causa, falando numa “ferida profunda e dolorosa que pede para ser curada”. A Agência ECCLESIA faz a síntese do essencial deste novo instrumento que estimula a necessidade de cooperação com as autoridades civis.


Foto: Agência ECCLESIA/SN

Nesta quinta feira, os bispos de Setúbal e Santarém presidiram à Missa Crismal nas suas dioceses, ambas a assinalarem o 45.º aniversário da sua criação. D. José Traquina apresentou o Evangelho como “fonte de humanização”, afirmando que “num mundo onde o bem comum das pessoas, em tantas situações, não é o centro nem a razão de ser dos investimentos, importa reconhecer que não basta o conhecimento para definir estratégias de caminho com futuro; além dos conhecimentos é fundamental a bondade”, observou.


Foto: Diocese de Setúbal

Na catedral de Setúbal, D. José Ornelas disse que “na Igreja pós-pandemia, não queremos simplesmente voltar ao que era antes”. D. José falou da fé como “caminhada até à Igreja” e destacou que não basta ser “comunidade virtual”. Lembrando que é possível celebrar a Eucaristia em segurança, importa saber que “vir à Missa não é perigoso, mas é preciso que não sejam simplesmente os mais velhos” salientou o bispo da diocese sadina.

Na RTP2, pelas 15h00 chega o programa Ecclesia e a oportunidade para olhar já a liturgia do próximo domingo.

Mais logo, é na Antena1 pelas 22h45 que pode acompanhar a edição rádio do programa Ecclesia.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      




Sem comentários:

Enviar um comentário