Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2020

Os santos populares e a memória dos Santos

Bom dia a si que nos acompanha neste dia final de junho.

Depois do fim do ciclo dos Santos populares, no dia de São Pedro (e São Paulo, de que ninguém se costuma lembrar fora do calendário litúrgico), hoje temos o dever da memória com os primeiros santos cristãos: na perseguição desencadeada pelo imperador Nero, depois do incêndio da cidade de Roma no ano 64, muitos foram martirizados com terrível violência. Na Praça de São Pedro, o Papa prestou homenagem a estes mártires e falou num “local de execuções” que, pelo testemunho de fé de tantos, a começar pelo próprio apóstolo, se transformou num “belo local de esperança”.

Sangue é derramado, ainda hoje, no norte de Moçambique, ameaçado pelo avanço dos jihadistas. Mas na Ecclesia também há boas notícias: a Diocese de Beja celebrou a ordenação de um novo sacerdote, depois de cinco anos; a CIRP escolheu como sua presidente a irmã Graça Guedes

 

As conversas online que nos acompanharam nas últimas semanas chegam hoje ao fim; na RTP2 (15h00) conversamos com o padre Manuel Barbosa sobre a recente Assembleia Geral da CEP e, na Antena 1 da rádio pública, abordamos o ‘Ano Laudato Si’, para promover a ecologia integral proposta pelo Papa Francisco.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.

Octávio Carmo

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      




Sem comentários:

Enviar um comentário