Páginas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Beata Maria Domenica Mantovani

Foi inspirada pelo Espírito da Família de Nazaré para ser "tudo para todos", sempre atenta às necessidades dos pobres


Horizonte, 02 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“Foi inspirada pelo Espírito da Família de Nazaré para ser "tudo para todos", sempre atenta às necessidades dos pobres” dizia São João Paulo II na homilia de beatificação de Maria Domenica que nasceu no dia 12 de Novembro de 1862 na cidade de Castelletto de Brenzone, em Verona. Filha de João Baptista Mantovani e Prudência Zamperini, uma família simples e trabalhadora, teve sua educação auxiliada por seu avô e desde cedo despertou para vocação religiosa dedicando-se à oração e à caridade.

Com a chegada do Padre José Nascimbeni em 02 de Novembro de 1877, Maria Domenica teve então um director espiritual que a conduziu pela via da santidade instruindo-a na fé na doutrina necessária para dar passos concretos na vida espiritual. Foi logo escolhida como colaboradora nas actividades pastorais de catequese com crianças, visitas de caridade e cuidado com os pobres. Ingressou na Pia União das Filhas de Maria e foi vigorosa sua observância das regras e seu testemunho de vida, vindo a professar o voto de perpétua virgindade no dia 08 de Dezembro de 1886.

Padre Nascimbeni, sob orientação do Bispo Bacilieri, resolveu fundar uma nova ordem religiosa e Maria Domenica foi sua grande colaboradora que junto com três outras jovens, tornou-se co-fundadora da mesma. Após um tempo de aprendizado na Ordem das Terciárias Franciscanas, as jovens professaram seus votos no dia 04 de Novembro de 1892 dando início ao Instituto das Pequenas Irmãs da Sagrada Família. Maria adoptou o nome de Maria Josefina da Imaculada e foi eleita superiora do instituto. Juntamente com o Padre Nascimbeni, empreendeu grandes esforços no crescimento do Instituto, sendo determinante na formação de novos membros e também nas actividades caritativas. Com a morte do padre em 1922, Maria Domenica continuou firme na condução do Instituto chegando inclusive a conseguir sua aprovação canónica em 03 de Junho de 1932 quando o Instituto contava com mais de 1.200 freiras e mais de 150 casas.

Maria Domenica faleceu no dia 02 de Fevereiro de 1934 vítima de febre e gripe. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 27 de Abril de 2003. As casas do Instituto permanecem sob a inspiração: "Nós honramos a Sagrada Família com a oração, mas de uma maneira especial com a imitação das virtudes de que nos deu o exemplo”.



in

 

Sem comentários:

Enviar um comentário