Tema em análise na reunião do Conselho Presbiteral
D. António Vitalino recordou aos conselheiros que este ano os bispos portugueses realizam a visita ad limina a Roma, de 7 a 12 de Setembro, e que é “necessário elaborar o Relatório sobre a diocese” para o qual vai pedir a colaboração dos vários serviços diocesanos.
Segundo um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o prelado, no Centro Pastoral/Seminário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima, disse ainda que as próximas visitas pastorais que vai realizar devem começar pelo Arciprestado de Odemira.
O bispo de Beja informou também que a diocese vai ter novos diáconos com a ordenação de três membros da Associação Pia Milícia de Cristo no dia 15 de Fevereiro, na paróquia de São Martinho das Amoreiras.
A primeira reunião do novo Conselho Presbiteral da Diocese de Beja, no dia 22 de Janeiro, contou com a presença de D. João Marcos, bispo coadjutor, que apresentou o itinerário proposto pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para o estudo dos Lineamenta do próximo Sínodo dos Bispos sobre a Família.
A síntese de todas as respostas e contributos que a CEP vai receber das dioceses, Institutos de Vida Consagrada, Associações, Obras, Movimentos e outras instâncias eclesiais que actuam na área da Pastoral Familiar vai ser apresentada na Assembleia Plenária, entre 13 e 16 de Abril, em Fátima.
A renúncia quaresmal da Diocese de Beja vai ser dividida em duas partes sendo uma parte destinada a “ajudar o pagamento das obras de restauro” da Igreja Catedral e outra parte para a ajudar as pessoas afectadas pelo vulcão da Ilha do Fogo, da Diocese de Santiago, Cabo Verde.
O reitor do Seminário, o padre João Paulo Quelhas, revelou aos conselheiros que o processo dos novos candidatos ao diaconado permanente está em “processo de discernimento” e que a equipa da pastoral vocacional vai trabalhar “em articulação” com a pastoral juvenil da Diocese de Beja.
Na reunião elegeram como novo secretário o padre José Maria Afonso Coelho que convidou para integrar o Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral os padres António Novais Pereira e Pedro Bravo da Silva Pereira, da Ordem do Carmo.
CB/PR
Sem comentários:
Enviar um comentário