Páginas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Filipinas: após a visita do papa, os bispos se reúnem

Encontro sobre a nova evangelização e o ano dos pobres vai até a próxima quinta-feira


Roma, 21 de Janeiro de 2015 (Zenit.org)


Os bispos das Filipinas se reuniram em Manila para celebrar a Assembleia Plenária da Conferência Episcopal. Segundo a agência Fides, o encontro se estende até 22 de Janeiro e tem entre os temas principais a nova evangelização e o ano dos pobres.

“Naturalmente, veremos estas urgências de maneira nova depois do ‘choque positivo’ representado pela visita do papa”, disse à Fides o padre Melvin Castro, secretário da Comissão de Família e Vida da Conferência Episcopal.

“Entre os bispos, entre o clero e os fiéis, há um grande entusiasmo com o que Francisco deu à nossa Igreja. O papa recebeu a energia espiritual da multidão de fiéis que lhe deu as boas-vindas, e a nossa Igreja nas Filipinas, por sua vez, recebeu uma forte injecção de entusiasmo para viver e professar a fé, com a presença e as palavras do papa Francisco”.

“O papa nos mostrou um modelo de Igreja atenta aos pobres, que se compromete com quem sofre, que é pobre e próxima dos pobres. Este enfoque terá um forte impacto no longo prazo na Igreja das Filipinas, sobretudo porque não vê os pobres de forma paternalista ou assistencialista, mas como mestres de vida. Os pobres ensinam que o homem vale pelo que é e não pelo que tem, e ensinam também a fé em Deus e na sua providência”.

O padre Castro também destaca o impulso dado aos leigos filipinos, que, depois da viagem do papa, “darão frutos de participação maior e melhor na pastoral, especialmente para as famílias e jovens”.

Sobre a família, o sacerdote ressalta: “Estamos muito contentes de que o papa tenha falado tão claramente em defesa da família e estigmatizado a colonização ideológica que vem da cultura ocidental, que exporta o divórcio, o aborto, as uniões homossexuais equiparadas ao casamento, convidando-nos a promover a família e a defendê-la de acordo com os valores tradicionais da cultura filipina”.

Sem comentários:

Enviar um comentário