Angelus com o Papa Francisco na Festa da Epifania do Senhor
Cidade do Vaticano, 06 de Janeiro de 2014 (Zenit.org)
No final da Missa celebrada hoje, na Basílica Vaticana, por
ocasião da solenidade da Epifania do Senhor, o Santo Padre Francisco
apareceu na janela de seu escritório no Palácio Apostólico Vaticano para
rezar o Angelus com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São
Pedro.
Eis as palavras do Papa, na introdução da oração mariana:
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Hoje celebramos a Epifania, isso é, a “manifestação” do Senhor. Esta
solenidade está ligada à passagem bíblica da ida dos magos do Oriente a
Belém para homenagear o Rei dos Judeus: um episódio que o Papa Bento
comentou de maneira magnifica em seu livro sobre a infância de Jesus.
Aquela foi a primeira “manifestação” de Cristo aos povos. Por isso, a
Epifania destaca a abertura universal da salvação trazida por Jesus. A
Liturgia deste dia aclama: “Te adorarão, Senhor, todos os povos da
terra”, porque Jesus veio para todos nós, para todos os povos, para
todos!
De fato, esta Festa nos mostra um duplo movimento: de um lado, o
movimento de Deus para o mundo, para a humanidade (toda a história da
salvação, que culmina em Jesus); e de outro lado o movimento dos homens
para Deus – pensemos nas religiões, na busca da verdade, no caminho dos
povos para a paz, a paz interior, a justiça, a liberdade. Este duplo
movimento é movido por uma recíproca atracção. Da parte de Deus, o que o
atrai? É o amor por nós: somos seus filhos, nos ama, e quer libertar-nos
do mal, das doenças, da morte e levar-nos à sua casa, no seu Reino.
“Deus, por pura graça, nos atrai para unir-nos a Si” (Exort. Ap.
Evangelii Gaudium, 112). E também da nossa parte há um amor, um desejo: o
bem sempre nos atrai, a verdade nos atrai, a vida, a felicidade, a
beleza nos atrai…Jesus é o ponto de encontro desta atracção recíproca,
deste duplo movimento. É Deus e homem: Jesus. Deus e homem. Mas quem
toma a iniciativa? Sempre Deus! O amor de Deus vem sempre antes do
nosso! Ele sempre toma a iniciativa. Ele nos espera, Ele nos convida, a
iniciativa é sempre sua. Jesus é Deus que se fez homem, encarnou-se,
nasceu para nós. A nova estrela que aparece aos magos foi o sinal do
nascimento de Cristo. Se não tivessem visto a estrela, aqueles homens
não teriam partido. A luz nos precede, a verdade nos precede, a beleza
nos precede. Deus nos precede. O profeta Isaías dizia que Deus é como a
flor da amendoeira. Por que? Porque naquela terra a amendoeira é a
primeira que floresce. E Deus sempre precede, sempre nos busca primeiro,
Ele dá o primeiro passo. Deus nos precede sempre. A sua graça nos
precede, e essa graça apareceu em Jesus. Ele é a Epifania. Ele, Jesus
Cristo, é a manifestação do amor de Deus. Está connosco.
A Igreja está dentro deste movimento de Deus para o mundo: a sua
alegria é o Evangelho, é reflectir a luz de Cristo. A Igreja é o povo
daqueles que experimentaram esta atracção e a levam dentro, no coração,
na vida. “Eu gostaria (sinceramente) eu gostaria de dizer àqueles que
se sentem afastados de Deus e da Igreja (dizer respeitosamente) dizer
àqueles que são temerosos e indiferentes: o Senhor chama vocês também,
chama para fazer parte de seu povo e o faz com grande respeito e amor!”
(ibid, 113). O Senhor te chama. O Senhor te procura. O Senhor te espera.
O Senhor não faz proselitismo, dá amor, e este amor te busca, te
espera, você que neste momento não crê ou está distante. E este é o amor
de Deus.
Peçamos a Deus, por toda a Igreja, peçamos a alegria de evangelizar,
porque “por Cristo foi enviada para revelar e comunicar a caridade de
Deus a todos os povos” (Ad gentes, 10). A Virgem Maria nos ajude a ser
discípulos missionários, pequenas estrelas que reflectem a sua luz. E
rezemos para que os corações se abram para acolher o anúncio, e todos os
homens possam “ser participantes da promessa por meio do Evangelho” (Ef
3, 6).
(Após o Angelus)
Irmãos e irmãs,
Dirijo as minhas cordiais saudações aos irmãos e irmãs das Igrejas
Orientais que amanhã comemorarão o Santo Natal. A paz que Deus doou à
humanidade com o nascimento de Jesus, Verbo Encarnado, reforce em todos a
fé, a esperança e a caridade, e conforte as comunidades cristãs, as
Igrejas que passam por provações.
A Epifania é o dia das crianças missionárias, proposto pela
Pontifícia Obra da Santa Infância. Tantos jovens, nas paróquias, são
protagonistas de gestos de solidariedade para com os seus coetâneos e,
assim, alargam os horizontes da fraternidade. Queridas crianças e
jovens, com as orações e o compromisso de vocês, vocês colaboram com a
missão da Igreja. Eu agradeço e abençoo por isso!
Saúdo a todos vocês aqui presentes: famílias, grupos paroquiais e
associações. Em particular, saúdo os jovens do Movimento Entre Nós e os
do Oratório de San Vittore de Verbania; Escoteiros de Minori e
Castelforte, o coro de Santo Antonio de Lamezia Terme; o coro de Gozo
"Laudate Pueri ", que junto à Capela Sistina animaram as músicas da
liturgia de hoje; a escola católica "Giacomo Sichirollo" de Rovigo; e os
participantes da procissão histórica e folclórica, que este ano foi
animada pelas famílias da cidade de Leonessa e de outros lugares na
província de Rieti. Desejo a todos uma boa Festa da Epifania e bom
almoço e adeus!
(Trad.:CN notícias/ ZENIT)
(06 de Janeiro de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário