Páginas

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Participantes do XIII Encontro RIIAL enviam carta ao Papa Francisco

De Lima renovam seu compromisso com a comunhão e adesão ao ministério do Santo Padre, caracterizado pelo serviço


Roma, 26 de Novembro de 2014 (Zenit.org)


Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS), recebeu o encargo especial de levar a carta de 130 comunicadores da Igreja, participantes do XIII Encontro Continental RIIAL 2014, realizado em Lima, ao Papa Francisco.

Conforme notícia do site do PCCS, a atitude surgiu a partir do desejo de acolher o desafio apresentado na XLVIII Jornada Mundial das Comunicações: compreender e viver a comunicação e suas redes a serviço de uma autêntica cultura do encontro, com especial atenção às periferias existenciais presentes no mundo digital.

Por esta razão, o evento organizado pelo Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, o Conselho Episcopal Latino-Americano através da Conferência Episcopal Peruana, teve por lema, apresentado com meses de antecedência: "Redes para uma cultura do encontro".

Como destacado no texto da carta, todos os participantes, actuantes nas redes sociais, gestores de escritórios e departamentos de comunicação de 20 países da América Latina e do Caribe, se reuniram entre 17 e 21 do presente mês na Casa de Espiritualidade Santa Rosa, para reflectir entorno a seus interlocutores, que esperam encontrar uma igreja que os ama. Não é a tecnologia que inflama os corações, é a ternura de Deus que nos sentimos convidados a apresentar como suas testemunhas, afirmam.

Manifestam também o desejo de colocar na mesa comum, um conceito muito utilizado na RIIAL: o caminhar de suas conferências episcopais e instituições, de suas aprendizagens e conquistas, frustrações e esperanças no serviço da comunidade eclesial.

No último parágrafo da carta, renovam sua comunhão e adesão ao ministério do Papa, caracterizado pelo serviço. Também asseguram suas orações, indicando que seu exemplo os impulsiona na missão: de ser Igreja próxima e samaritana, a Igreja de Jesus para o nosso aqui e nossa agora.

Por fim, os comunicadores se comprometeram a rezar pelo Santo Padre e consagrar seu ministério e diaconia da cultura à Mãe da RIIAL: Nossa Senhora de Guadalupe. Um dos principais momentos do encontro, foi precisamente a consagração à Virgem Maria, nesta querida invocação mexicana, cuja imagem presidiu todas as sessões de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário