Páginas

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Mudança de atitude

Bom dia!

O Papa Leão XIV publicou ontem a sua primeira mensagem para a celebração do Dia Mundial dos Avós e Idosos (27 de julho), na qual denuncia a solidão e abandono dos mais velhos e apela por uma “mudança de atitude”, que promova maior responsabilidade por parte de toda a Igreja.

Segundo o pontífice, “cada paróquia, associação ou grupo eclesial é chamado a tornar-se protagonista da ‘revolução’ da gratidão e do cuidado, a realizar através de visitas frequentes aos idosos, criando para eles e com eles redes de apoio e oração, tecendo relações que possam dar esperança e dignidade àqueles que se sentem esquecidos”.

O embaixador cessante de Portugal junto da Santa Sé, Domingos Fezas, é o convidado da entrevista conjunta da Agência ECCLESIA e Rádio Renascença, emitida e publicada no próximo domingo. Nesta conversa, o diplomata revelou que o Papa Leão XIV lhe manifestou o desejo de visitar o país “logo que possível”.

Chega hoje ao fim, com um evento cultural, o congresso global da congregação das Irmãs da Apresentação de Maria, no Funchal (Madeira), que está a ser acompanhado pela reportagem da Agência ECCLESIA no local. Ontem, na sessão de encerramento, a presidente da Assembleia Regional da Madeira afirmou que o trabalho realizado no último século foi “profundamente transformador”.

A irmã Maria dos Anjos Alves, superiora geral, acredita que o congresso ajudou a mostrar vitalidade da congregação. À Agência ECCLESIA falaram também o físico Carlos Fiolhais, o professor Jacinto Jardim, da Universidade Aberta de Portugal, e o presidente da Associação Portuguesa de Escolas Católicas, Fernando Magalhães, fornecendo perspetivas sobre a educação. Já o bispo português D. Diamantino Antunes destacou o papel das Irmãs da Apresentação de Maria na promoção das mulheres, no país africano.

Pela Ucrânia, D. Visvaldas Kulbokas, núncio apostólico, denunciou os ataques “cada vez mais frequentes” em Kiev, com bombardeamentos russos numa escala inédita desde a invasão de 2022. “Vi com os meus próprios olhos e ouvi que alguns drones sobrevoaram a nunciatura e as casas”, relatou.

Hoje, convido-o a assistir a mais um programa Ecclesia, que por estes dias chega num horário diferente (hoje é às 13h27), e a acompanhar a atualidade religiosa em agencia.ecclesia.pt.

Desejo-lhe uma ótima sexta-feira!

Leonor João 

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário