Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2025

A Igreja incentiva todas as iniciativas para pôr fim ao escândalo da fome no mundo

Bom dia e paz e bem!!

“A tragédia persistente da fome e da má nutrição, que ainda afeta muitos países atualmente, é ainda mais triste e vergonhosa quando nos damos conta de que, embora a Terra tenha capacidade para produzir alimentos suficientes para todos os seres humanos, tantos pobres no mundo continuam sem o pão nosso de cada dia” – Leão XIV

O Papa denunciou o uso da fome como “arma de guerra” na sua primeira mensagem para a FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura que este ano celebra o 80.º aniversário, dirigida ao diretor-geral, Qu Dongyu, e aos participantes da 44.ª sessão da sua conferência.

“Matar de fome a população é uma forma muito barata de fazer guerra. Hoje, quando a maioria dos conflitos não é travada por exércitos regulares, mas por grupos de civis armados com poucos recursos, queimar plantações, roubar gado, bloquear a ajuda humanitária são táticas cada vez mais utilizadas por aqueles que pretendem controlar populações inteiras e indefesas.”

Leão XIV afirmou que “a Igreja incentiva todas as iniciativas para pôr fim ao escândalo da fome no mundo”, e alertou que “a segurança alimentar global continua a se deteriorar, tornando cada vez mais improvável” alcançar o objetivo de ‘Fome Zero’ da Agenda 2030.

A Fundação Fé e Cooperação (FEC) e o Instituto de Valle Flôr (IMVF) estão a participar na 4.ª Conferência Internacional sobre Financiamento do Desenvolvimento (FfD4) das Nações Unidas, onde vão apresentar um conjunto de recomendações estratégicas para financiamento mais justo e combate à pobreza, em Sevilha (Espanha).

“Este encontro constitui um momento decisivo para redefinir prioridades globais no combate à pobreza e no financiamento da Agenda 2030, num contexto internacional marcado por múltiplas crises e desigualdades crescentes”, explica a FEC, da Conferência Episcopal Portuguesa.

As duas Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGDs) de inspiração católica estão a participar na FfD4 da ONU no âmbito do Projeto Coerência – O Eixo do Desenvolvimento, cofinanciado pelo Camões, I.P., integrando a delegação da Plataforma Portuguesa das ONGD.

Começa hoje um novo mês, é julho, mas, a atualidade e a informação estão no sítio do costume, em www.agencia.ecclesia.pt. Não deixe também de acompanhar a agenda.

No Programa ECCLESIA, na RTP2 (15h00), temos a semana do Papa Leão XIV, o Parque Papa Francisco, em Loures, e a entrevista a José Eduardo Franco sobre o Congresso Internacional ‘Educação, Solidariedade e Evangelização’, das Irmãs da Apresentação de Maria, nos 100 anos da chegada desta congregação religiosa à Madeira.

Uma saudação para todos os leitores, e neste Dia da Madeira – Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses – um cumprimento especial para a Diocese do Funchal e para a sua diáspora.

Carlos Borges

 

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário