Páginas

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Em contagem decrescente para o Jubileu dos jovens

O responsável da Santa Sé pela organização do Ano Santo 2025 afirmou que o Jubileu dos Jovens é o “momento mais esperado” e vai contar com peregrinos de 146 países, de 28 de julho a 3 de agosto, onde se incluem 11 mil portugueses.

O pro-prefeito do Dicastério para a Evangelização disse que o Jubileu dos Jovens é o “momento mais esperado” porque “é o mais participativo”, sendo 68% serão participantes da Europa e os restantes dos outros continentes, com Roma a abrir-se “ao mundo”, na apresentação deste encontro mundial.

O Jubileu dos Jovens decorre entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, em Roma, e, na conferência de imprensa de apresentação deste encontro, que decorreu no Vaticano, D. Rino Fisichella fez uma menção especial aos jovens de zonas em guerra, provenientes de países da Europa, África, da Ásia, e da região do Médio Oriente, nomeadamente Ucrânia, Sudão do Sul, Mianmar, Líbano, Iraque, Israel, Síria.

 A aplicação oficial de oração do Papa vai disponibilizar diariamente três orações para rezar para o Jubileu dos Jovens, entre os dias 28 de julho e 3 de agosto.

Sete jovens portugueses, de vários pontos do país, são os autores das propostas, escritas no âmbito de uma parceria entre a Rede Mundial de Oração do Papa (Obra Pontifícia que tutela o Click To Pray) e o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil).

A capital italiana vai receber no dia 30 de julho o encontro europeu sobre vocações, reunindo delegados das Conferências Episcopais europeias, e no final espera-se a apresentação de um Manifesto da Juventude da Europa - “Uma Revolução do Espírito Jovem”.

Por cá a Comissão Diocesana da Cultura de Aveiro publicou um manifesto por uma “cultura da autêntica paz”, “perante um mundo em guerra e de guerras”, em mais de 50 lugares, onde afirma que os “adversários não são os outros humanos”.

“Os tempos desafiam a uma visão da paz que perpasse em todas as condições da realidade: da família à escola, da economia à política, da diplomacia à interculturalidade, do ecumenismo ao diálogo inter-religioso”.

Deixo-lhe ainda o convite para escutar a conversa com o casal Mafalda e Nuno Frazão - casados há 14 anos e pais de cinco filhos, partilham, em família, a vontade de ajudar e estruturar projetos impulsionadores de mudança e esperança seja através da educação, do desporto ou da sustentabilidade ambiental.

Uma conversa para conferir no podcast «Alarga a tua tenda» e descobrir todas as outras histórias de simples protagonistas que sonham a Igreja e a sociedade.

Em agencia.ecclesia.pt encontra mais noticias para ler, ver e ouvir.

Tenha um excelente dia!

Lígia Silveira

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário