Páginas

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Vaticano assina novo acordo com os EUA contra a lavagem de dinheiro

Em foco, o intercâmbio de informações com Departamento Norte-Americano de Controle da Moeda


Cidade do Vaticano, 01 de Julho de 2014 (Zenit.org)


A Autoridade de Informação Financeira (AIF) da Santa Sé assinou um acordo de intercâmbio de informações com o US Office of the Controller of the Currency (OCC), ou Departamento Norte-Americano de Controle da Moeda.

O anúncio foi feito ontem, 30 de Junho, pela assessoria de imprensa da Santa Sé, que observa que este é o primeiro acordo bilateral da AIF em sua missão de supervisão e regulamentação financeira. Sua realização representa um significativo fortalecimento da cooperação internacional entre o Vaticano e os Estados Unidos.

"É mais um passo no esforço da Santa Sé para aperfeiçoar um sistema de regulamentação financeira e um elemento integrante do seu compromisso com a transparência e com a cooperação internacional", declarou René Bruelhart, director da AIF. "A Santa Sé faz parte da família global de jurisdições bem reguladas e este acordo é uma clara demonstração disso".

A OCC é uma autoridade independente no âmbito do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos e tem a função de registar, regulamentar e supervisionar todos os bancos nacionais e as agências federais de bancos estrangeiros nos Estados Unidos.

A AIF é a autoridade competente da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano em matéria de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Tem a dupla tarefa de supervisão-regulamentação financeira e de unidade de informação financeira. Como executora desta última função, a AIF se tornou membro do Grupo Egmont em julho de 2013 e assinou memorandos de entendimento com as unidades de informação financeira de outros doze países, entre eles o Reino Unido, os Estados Unidos, a França, a Espanha, a Itália e a Alemanha. Foi instituída em 2010 pelo papa Bento XVI e entrou em operação no ano seguinte.

O acordo com a OCC acontece após a aprovação da nova legislação sobre as actividades financeiras na Santa Sé (lei XVIII de Outubro de 2013) e a entrada em vigor dos novos estatutos da AIF, em Novembro de 2013, que introduziram a nova função de supervisão como parte das suas atribuições.

A AIF prevê assinar acordos posteriores com os organismos de outros países responsáveis pela supervisão e pela regulamentação financeira, além de dar continuidade aos esforços de fortalecimento da própria infraestrutura de regulamentação e de apoio à cooperação internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário