Páginas

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Universidade da Santa Cruz: seminário profissional sobre a comunicação da Igreja

Prevista a participação de 300 responsáveis pela comunicação eclesial em todo o mundo



“Participação e partilha: gerir a comunicação da Igreja no ambiente digital” é o tema do próximo Seminário Profissional de Comunicação da Igreja, organizado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Pontifícia da Santa Cruz. Em sua 10ª edição, o evento terá lugar de 26 a 28 Abril de 2016 com a participação de 300 profissionais de 30 países, a maioria dos quais directores de comunicação de conferências episcopais, dioceses e outras instituições eclesiais.

O título desta edição se refere ao novo contexto comunicativo: “o desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, e especialmente a universalização da media social – explica o comité organizador – criou um contexto comunicativo, em que as relações se multiplicam, os tempos de difusão são acelerados e os de reflexão e de resposta estão ficando mais curtos”.

O objectivo deste ano é procurar respostas que ajudem os comunicadores da Igreja a aproveitar os aspectos positivos e reduzir os riscos do novo cenário da comunicação pública: “como gerir fluxos de comunicação em várias direcções, com todos os actores do cenário social? Quais são as melhores ferramentas para medir a conversa pública? Quais são as experiências na formação das vozes desta conversa cada vez mais aberta e necessitada de conteúdo de qualidade e de testemunhos de humanidade? Como promover um diálogo público criativo que seja fiel à mensagem perene do Evangelho?”.

Além das actualizações sobre as novas tendências e modos de operação dos escritórios de comunicação da Igreja, o seminário se destaca como uma oportunidade para a troca de experiências entre profissionais de diferentes países e culturas. O programa inclui, além das principais apresentações, 5 painéis e 5 oficinas distribuídas ao longo dos três dias de trabalho, bem como a apresentação de experiências dos participantes e várias mesas redondas.

Da Universidade do Kansas (EUA), participa o professor Charles Marsh, que falará do novo papel dos comunicadores como propulsores de cultura. O teólogo carmelita Antonio Maria Sicari falará do poder comunicativo da misericórdia, enquanto Daniele Chieffi, da ENI, abordará as políticas de media social, com seus princípios e tendências.

Entre os painéis, “Igreja e comunicação: o que aprender com os cristãos em ambientes difíceis”, com o bispo de Gbarnga (Libéria), dom Anthony Fallah Borwah, o bispo de Tallinn (Estónia), dom Philippe Jourdan, e o auxiliar de Bagdá (Iraque), dom Basil Yaldo; “Big data e comunicação institucional”, com Alessandro Chessa (IMT, Lucca) e Marc Argemi (Sibilare, Barcelona); algumas experiências de gestão de identidade digital e uma mesa redonda com jornalistas que cobrem a informação religiosa.

Os workshops se concentrarão nas experiências de alguns porta-vozes de conferências episcopais e directores de comunicação, como Ivan Maffeis (Itália), Rafael Medeiros (Brasil), Margaret Doherty (Reino Unido) e Enrique Yeves (FAO); na comunicação de eventos religiosos na era digital, como a recente beatificação de dom Oscar Romero; em experiências de comunicação nas viagens com o papa e em como criar uma voz autorizada nas redes sociais, com Eduardo Arriagada (Universidade Católica de Santiago, Chile) e Daniele Bellasio (editor do Il Sole 24 Ore). O programa também inclui um workshop para líderes de canais de televisão católicos.

Na quarta-feira, 27 de Abril, está previsto um encontro com o novo prefeito da Secretaria de Comunicações, mons. Dario E. Viganò, que explicará os novos desafios de comunicação da Igreja.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário