A Residência Universitária dos Álamos tem colaborado com a IPSS Emergência Social em várias actividades de voluntariado. Uma delas faz parte de um projecto que não se punha em marcha há algum tempo por não haver quem se pudesse encarregar dele: a alfabetização de adultos. Por estranho que pareça, ainda há uma ampla população analfabeta em Portugal, que se concentra em bairros sociais ou em zonas mais desfavorecidas do país.
Nos Álamos decidimos ajudar a levar este apaixonante projecto para a frente. Da Emergência Social contactaram algumas pessoas com disponibilidade e coragem para aprender a ler e a escrever e juntaram cerca de nove alunos. Aqueles que se inscreveram neste curso são, na sua maioria, africanos, havendo uma minoria de origem portuguesa.
Apesar de a aprendizagem das primeiras letras ser um processo bastante mais lento em alunos já adultos, estes têm, incrivelmente, demonstrado um enorme empenho e vontade de aprender. Não é raro o pedido de muitos para que haja mais aulas durante a semana, “invejando” a sorte das crianças por poderem ter aulas todos os dias. As motivações para tal empenho vão desde a vontade de perceber as legendas dos filmes ao desejo de fazer uma lista de compras ou ao de escrever um email e uma mensagem à família e aos amigos.
É uma tarefa que se torna muito entusiasmante e enriquecedora também para as voluntárias, que, em cada aula, seguem de modo quase tutorial cada aluno, acompanhando cada pequeno combate e partilhando cada pequena vitória.
Maria Madalena Brito
(doutoranda de Estudos Clássicos na FLUL)
Sem comentários:
Enviar um comentário