Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

São Zacarias e Santa Isabel

“Ambos eram justos diante de Deus e cumpriam fielmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor”

Horizonte, 05 de Novembro de 2015 (ZENIT.org) Fabiano Farias de Medeiros

“Havia no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Ábias; a sua mulher pertencia à descendência de Aarão e se chamava Isabel”. Assim narra as Sagradas Escrituras acerca dos pais de São João Batista que moravam na aldeia de Ain-Karim. Zacarias era filho de Barach e exercia a função de sacerdote no Templo de Jerusalém e Isabel era irmã de Sant´Anna, mãe de Maria Santíssima.

Era um modelo de casal em sua época, confirma o próprio Evangelho que narra: “Ambos eram justos diante de Deus e cumpriam fielmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor”. Porém, a esterilidade de Isabel, afligia o casal que conforme o costume da época enxergava isso como um castigo divino e uma vergonha diante da comunidade. Aconteceu que determinado dia estando no Templo a rezar e oferecer incenso, Zacarias teve a visão de um anjo que lhe falou que sua esposa iria dar a luz a um filho que seria grande, cheio do Espírito Santo e reconduziria muitos filhos de Israel para Deus. O nome do menino seria João. Manifestava-se ali a providência e amorosa intervenção de Deus na história do casal e da humanidade. Mas Zacarias duvidou da revelação dada e ficou mudo permanecendo assim até o cumprimento da promessa feita.

Isabel ficou grávida e por conta da perseguição de Herodes no intuito de matar as crianças, pois entre elas estava o Messias, Isabel e Zacarias retiraram-se para as montanhas. Neste mesmo momento histórico, Maria ficou grávida e ao saber da gravidez de sua prima foi visitá-la. Ao se encontrarem o menino estremeceu no ventre de Isabel e ela exaltou a gravidez e fruto do ventre de Maria: “Donde me vem a honra de vir a mim a Mãe do meu Senhor?” Após três meses, nasceu a criança e Zacarias então recuperou a fala e exultou de alegria diante de Deus cantando o “Benedictus” e batizou o menino com o nome de João Batista.

O casal permaneceu fiel a Deus e vivendo em santidade. Segundo a tradição Zacarias teria sido martirizado pelos soldados de Herodes, muito embora este fato não seja relatado pela Martirologia Romana.

(05 de Novembro de 2015) © Innovative Media Inc.
in


Sem comentários:

Enviar um comentário