Papa Francisco falou sobre o dom do conselho na catequese desta quarta-feira
Roma, 07 de Maio de 2014 (Zenit.org)
O Papa Francisco falou sobre o dom do conselho na catequese
desta quarta-feira, 7, durante a tradicional Audiência Geral, na Praça
de São Pedro. Eis o texto na íntegra:
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Ouvimos na leitura do trecho do livro dos Salmos “O Senhor me deu
conselho, mesmo de noite o meu coração me exorta” (Sal 16, 7). E este é
um outro dom do Espírito Santo: o dom do conselho. Sabemos quanto é
importante, nos momentos mais delicados, poder contar com sugestões de
pessoas sábias e que nos querem bem. Ora, através do dom do conselho, é o
próprio Deus, com o seu Espírito, a iluminar o nosso coração, de forma a
nos fazer compreender o modo correto de falar e de se comportar e o
caminho a seguir. Mas como esse dom age em nós?
1. No momento em que o acolhemos e o hospedamos no nosso coração, o
Espírito Santo logo começa a nos tornar sensíveis à sua voz e a orientar
os nossos pensamentos, os nossos sentimentos e as nossas intenções
segundo o coração de Deus. Ao mesmo tempo, leva-nos sempre mais a
dirigir o olhar interior para Jesus, como modelo do nosso modo de agir e
de nos relacionarmos com Deus Pai e com os irmãos. O conselho, então, é
o dom com que o Espírito Santo torna a nossa consciência capaz de fazer
uma escolha concreta em comunhão com Deus, segundo a lógica de Jesus e
do seu Evangelho. Deste modo, o Espírito nos faz crescer interiormente,
faz-nos crescer positivamente, faz-nos crescer na comunidade e nos ajuda
a não ficar à mercê do egoísmo e do próprio modo de ver as coisas.
Assim, o Espírito nos ajuda a crescer e também a viver em comunidade. A
condição essencial para conservar este dom é a oração. Sempre voltamos
ao mesmo tema: a oração! Mas é tão importante a oração. Rezar com as
orações que todos nós sabemos desde criança, mas também rezar com as
nossas palavras. Rezar ao Senhor: “Senhor, ajuda-me, aconselha-me, o que
devo fazer agora?”. E com a oração abrimos espaço, a fim de que o
Espírito venha e nos ajude naquele momento, aconselhe-nos sobre o que
nós devemos fazer. A oração! Nunca esquecer a oração. Nunca! Ninguém,
ninguém percebe quando nós rezamos no ónibus, na estrada: rezamos em
silêncio com o coração. Aproveitemos esses momentos para rezar, rezar
para que o Espírito nos dê o dom do conselho.
2. Na intimidade com Deus e na escuta da sua Palavra, gradualmente
colocamos de lado a nossa lógica pessoal, ditada nas maiorias das vezes
pelos nossos fechamentos, pelos nossos preconceitos e pelas nossas
ambições, e aprendemos, em vez disso, a perguntar ao Senhor: qual é o
teu desejo, qual é a tua vontade, o que te agrada? Deste modo amadurece
em nós uma sintonia profunda, quase inata no Espírito e se experimenta
quanto são verdadeiras as palavras de Jesus reportadas no Evangelho de
Mateus: “Não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar nem
com que haveis de dizer: naquele momento, ser-vos-á inspirado o que
haveis de dizer. Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de
vosso Pai que falará em vós” (Mt 10, 19-20). É o Espírito que nos
aconselha, mas nós devemos abrir espaço ao Espírito, para que possa nos
aconselhar. E abrir espaço é rezar, rezar para que Ele venha e nos ajude
sempre.
3. Como todos os outros dons do Espírito, então, também o conselho
constitui um tesouro para toda a comunidade cristã. O Senhor não nos
fala somente na intimidade do coração, fala-nos sim, mas não somente
ali, mas nos fala também através da voz e do testemunho dos irmãos. É
realmente um grande dom poder encontrar homens e mulheres de fé, que,
sobretudo nos momentos mais complicados e importantes da nossa vida,
ajudam-nos a fazer luz no nosso coração, a reconhecer a vontade do
Senhor!
Eu me lembro uma vez no santuário de Luján, estava no confessionário,
diante o qual havia uma fila longa. Havia um rapaz todo moderno, com
piercings e tatuagens, todas estas coisas… E veio para me dizer algo que
acontecia com ele. Era um problema grande, difícil. E me disse: eu
contei tudo isso à minha mãe e ela me disse: vá à Nossa Senhora e ela te
dirá o que você deve fazer. Eis uma mulher que tinha o dom do conselho.
Não sabia encontrar uma saída para o problema do filho, mas indicou o
caminho justo: Vá a Nossa Senhora e ela lhe dirá. Este é o dom do
conselho. Aquela mulher humilde, simples, deu ao filho o conselho mais
verdadeiro. De facto, este rapaz me disse: olhei para Nossa Senhora e
senti que devia fazer isto, isto e isto… Eu não precisei falar, já
tinham dito tudo sua mãe e o próprio rapaz. Este é o dom do conselho.
Vocês, mães, que têm este dom, peçam–no para os seus filhos. O dom de
aconselhar os filhos é um dom de Deus.
Queridos amigos, o Salmo 16, que ouvimos, convida-nos a rezar com estas palavras: “Bendigo o Senhor porque me deu conselho, porque mesmo de noite o coração me exorta. Ponho sempre o Senhor diante dos olhos, pois ele está à minha direita, não vacilarei” (vv. 7-8). Que o Espírito possa sempre infundir no nosso coração esta certeza e nos encher assim com o seu consolo e a sua paz! Peçam sempre o dom do conselho.
(Trad.:Canção Nova)
(07 de Maio de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário