Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Católicos e ortodoxos de toda a Europa juntos em Minsk

Tem início na segunda-feira, 2 de Junho, o IV Fórum Europeu Católico- Ortodoxo organizado pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE)


Roma, 29 de Maio de 2014 (Zenit.org)


Começa na próxima segunda, 2 de Junho, em Minsk, na Bielorrússia, o IV Fórum Europeu ortodoxo-católico, uma iniciativa promovida pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), juntamente com as Igrejas Ortodoxas da Europa. O encontro terá início após as saudações do Exarca do Patriarcado da Bielorrússia e do Presidente da Conferência Episcopal da Bielorrússia, respectivamente o Metropolita Pacvel de Minsk e Slutsk e Mons. Tadeusz Kondrusiewicz, Arcebispo de Minsk-Mogilev. Em seguida, dois ‘co-presidentes’ do Fórum, o Cardeal Peter Erdo, presidente do CCEE, e o Metropolita Gennadios de Sassima do Patriarcado Ecuménico abrem os trabalhos.

Nos dias seguintes, o tema escolhido para esta quarta edição do Fórum Ecuménico, Religião e Diversidade Cultural: Desafios para as igrejas cristãs na Europa, será desenvolvido pelos participantes que discutirão temas como religião e realidade cultural na Europa hoje; o papel dos valores humanos e cristãos nas sociedades europeias multiculturais contemporâneas; liberdade religiosa; o papel das Igrejas na promoção da sabedoria cristã e a necessidade do diálogo inter-religioso, e por fim, a reconstrução moral da Europa.

O encontro (a portas fechadas) termina na quinta-feira, 5 de Junho, com a apresentação pública da mensagem final, que será aberta aos jornalistas, no Hotel Victoria Olimp (Pobediteley Avenue 59-220035 Minsk). Sexta-feira (6) será dedicado a visita às comunidades locais. Participarão representantes das Conferências Episcopais e das várias Igrejas Ortodoxas da Europa.

Recorda-se que esta iniciativa promovida pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa, juntamente com as Igrejas ortodoxas da Europa, nasce da vontade de discutir questões antropológicas e pastorais cruciais para o presente e para o futuro da humanidade, a fim de ajudar a definir posições comuns sobre questões sociais e morais. O Fórum não aborda questões doutrinais, que são tratadas em outros níveis. Portanto, o Fórum não substitui a Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa, em actividade desde 1980.

(Trad.:MEM)

Sem comentários:

Enviar um comentário