Homilia do Papa na Missa de ordenação de 13 presbíteros
Cidade do Vaticano, 12 de Maio de 2014 (Zenit.org)
Na manhã deste domingo, 11, Papa Francisco celebrou a Santa
Missa na Basílica Vaticana e ordenou 13 novos sacerdotes. Como homilia, o
Papa pronunciou as palavras sugeridas pelo Rito da Ordenação dos
Presbíteros, fazendo uma pausa para destacar algumas passagens. Eis o
texto na íntegra:
Queridos irmãos, estes nossos filhos e irmãos foram chamados à
ordem do sacerdócio. Como vocês bem sabem, o Senhor Jesus é o único sumo
sacerdote do Novo Testamento; mas Nele também todo o povo santo de Deus
foi constituído povo sacerdotal. No entanto, entre todos os seus
discípulos, o Senhor Jesus quer escolher alguns em particular, para que
exercitando publicamente na Igreja e em seu nome o ofício sacerdotal em
favor de todos os homens, continuassem a sua missão pessoal de mestre,
sacerdote e pastor.
Depois de madura reflexão, nós estamos para elevar à ordem dos
presbíteros estes nossos irmãos, para que a serviço de Cristo mestre,
sacerdote e pastor cooperem para edificar o corpo de Cristo, que é a
Igreja, no povo de Deus e templo santo do Espírito.
Esses serão, de facto, configurados a Cristo sumo e eterno sacerdote,
ou seja, serão consagrados como verdadeiros sacerdotes do Novo
Testamento e com este título, que os une no sacerdócio ao seu bispo,
serão pregadores do Evangelho, pastores do povo de Deus e presidirão as
acções de culto, especialmente nas celebrações do sacrifício do Senhor.
Quanto a vocês, irmãos e filhos amados, que estão para receberem a
ordem do sacerdócio, considerem que exercitando o ministério da sagrada
doutrina vocês serão participantes da missão de Cristo, único mestre.
Distribuam a todos aquela Palavra, que vocês mesmos receberam com
alegria de vossas mães, de vossas catequistas. Leiam e meditem
assiduamente a palavra do Senhor para acreditar naquilo que leram,
ensinar o que aprenderam na fé, viver o que ensinaram. Seja, portanto,
alimento para o povo de Deus a vossa doutrina, que não é vossa: vocês
não são patrões da doutrina! É a doutrina do Senhor e vocês devem ser
fiéis à doutrina do Senhor! Seja, portanto, alimento para o povo de Deus
a vossa doutrina, alegria e apoio aos fiéis de Cristo o perfume da
vossa vida, para que com a palavra e o exemplo edifiquem a casa de Deus,
que é a Igreja.
E assim vocês continuarão a obra santificadora de Cristo. Mediante o
vosso ministério, o sacrifício espiritual dos fiéis se torna perfeito,
porque unido ao sacrifício de Cristo, que pelas vossas mãos em nome de
toda a Igreja vem oferecido de modo incruento no altar na celebração dos
santos mistérios.
Reconheçam, então, aquilo que fazem, imitem aquilo que celebram, para
que participando do mistério da morte e ressurreição do Senhor levem a
morte de Cristo em vossos membros e caminhem com Ele em novidade de
vida.
Com o Baptismo, vocês agregarão novos fiéis ao povo de Deus; com o
sacramento da Penitência, perdoarão os pecados em nome de Cristo e da
Igreja. E aqui quero parar e pedir a vocês, pelo amor de Jesus Cristo:
não se cansem nunca de serem misericordiosos! Por favor! Tenham aquela
capacidade de perdão que tinha o Senhor, que não veio para condenar, mas
para perdoar! Tenham misericórdia, tanta! E se vem a dúvida de ser
“perdoador” demais, pensem naquele santo padre do qual vos falei, que
ficava diante do tabernáculo e dizia: “Senhor, perdoa-me se perdoei
demais. Mas foi tu mesmo que me destes o mau exemplo!”. E eu vos digo,
verdadeiramente: a mim causa tanta dor quando encontro gente que não vai
mais se confessar porque foi repreendida. Sentiram que as igrejas lhes
bateram a porta na cara. Por favor, não façam isso: misericórdia,
misericórdia! O bom pastor entra pela porta e a porta da misericórdia
são as chagas do Senhor: se vocês não entram no vosso ministério pelas
chagas do Senhor, não serão bons pastores.
Com o óleo santo, vocês darão alívio aos enfermos; celebrando os
ritos sagrados e elevando nas várias horas do dia a oração de louvor e
de súplica, vocês darão voz ao povo de Deus e de toda a humanidade.
Conscientes de terem sido escolhidos entre os homens e constituídos
em favor deles para atender às coisas de Deus, exerçam com alegria e
caridade sincera a obra sacerdotal de Cristo, unicamente intencionados a
agradar a Deus, não a vocês mesmos.
E pensem naquilo que dizia Santo Agostinho dos pastores que
procuravam agradar a si mesmos, que usavam as ovelhas do Senhor como
alimento e para vestir-se, para usar a majestade de um ministério que
não se sabia se era de Deus. Enfim, participando da missão de Cristo,
mestre e pastor, em comunhão filial com o vosso bispo, se empenhem em
unir os fiéis em uma única família, para conduzi-los a Deus Pai por meio
de Cristo no Espírito Santo. Tenham sempre diante dos olhos o exemplo
do Bom Pastor, que não veio para ser servido, mas para servir e para
procurar e salvar o que estava perdido.
(Trad.:Canção Nova)
(12 de Maio de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário