Especialista fala à Zenit durante curso sobre "Exorcismo e Oração de libertação"
Roma, 09 de Maio de 2014 (Zenit.org) Deborah Castellano Lubov
Carlo Climati, especialista em fenómenos do satanismo entre
os jovens, falou com Zenit esta semana durante o curso "Exorcismo e
Oração de libertação" realizado no Pontifício Ateneu Regina Apostolorum,
em Roma. Enquanto a Universidade de Harvard permite a"Satanic Black
Mass" em seu campus, Climati lança luz sobre o que realmente é a
satanologia, por que os jovens se envolvem, e se existe saída. Ele
também compartilha histórias pessoais para mostrar como a satanologia
pode dar uma falsa impressão de conforto para aqueles que são
vulneráveis e esclarece equívocos comuns sobre o tema.
Zenit: Quão importante é este tipo de conferência?
Climati: É muito importante porque nós precisamos conversar sobre
estes temas de maneira correta, sem gritar, sem disparar alarmes, sem
sensacionalismo.
Zenit: Como isso pode ser alcançado?
Climati: Precisamos ser positivos. Precisamos dizer o que é verdade e
o que não é, porque nem todos os jovens são ruins. Pelo contrário, o
fenômeno do satanismo tende a ser para as pessoas que têm problemas em
suas vidas, que sofrem pela falta de comunicação dentro da família, e
outros problemas pessoais.
Zenit: Qual é a mensagem do curso?
Climati: Eu tento explicar o que acontece na vida dos jovens. Eu
conheci muitos jovens que compartilharam comigo as histórias pessoais
relacionadas ao satanismo e suas experiências passadas. Pessoalmente, eu
não falo sobre exorcismos. Eu não sei nada sobre isso, porque sou
leigo. Sou casado e eu não sei nada. Eu não sou um padre.
Zenit: O que falar sobre o satanismo?
Climati: A partir das minhas experiências com os jovens, falo sobre
vida e esperança, porque o satanismo é algo que destrói a esperança na
vida dos jovens. Gera uma visão pessimista da vida. É uma maneira de
destruir os bons valores das pessoas no mundo.
Por exemplo, é preciso fazer perceber que a vida não é "tão ruim". Há
muitas coisas boas na vida. No entanto, o satanismo ensina o contrário.
Ensina que a vida é como uma selva onde só os fortes sobrevivem e o
problema é que os jovens não estão prontos. Às vezes, o jovem não pode
lidar com isso porque está lutando contra algumas dificuldades da vida
ou problemas familiares.
Eles acreditam em satanás como um "anjo", como um "amigo", como algo
que irá ajudá-los a ter uma vida diferente. Isso é muito perigoso porque
satanás não pode ser um amigo bom, pois oferece uma visão muito
diferente da vida. Não mostra a verdadeira versão da vida, que a vida
tem coisas boas.
O satanismo vai contra o perdão. O satanismo diz que você não tem que perdoar as pessoas, porque as pessoas não merecem.
Zenit: Como esse encontro pode ajudar as pessoas? Como as pessoas podem receber ajuda depois de uma experiência satânica?
Climati: Eu acho que devemos ouvir mais os jovens. Devemos criar uma
ponte entre nós e eles. Especialmente na Itália, em Roma, vemos grupos
de jovens vestindo preto, usando símbolos satânicos, como a cruz de
cabeça para baixo.
Não temos que ter medo e não temos que condenar os jovens, mas
devemos questionar o porquê desse comportamento. Em Roma, anos atrás,
quando escrevi alguns livros sobre esse tema, muitas vezes, fui
conversar com esses jovens, especialmente em um lugar chamado Campo di
Fiori. Eles vão lá, simplesmente ficam juntos. No entanto, eles
acreditam. Eles dizem que acreditam em satanás. Eles odeiam a Bíblia.
Mas eles não fazem nada de mal.
Zenit: Você tem ideia de porque os jovens se envolvem com o satanismo?
Climati: Por trás de todo jovem satanista, para mim, existe alguém
que está à procura de Deus e da espiritualidade. Eles procuram por
alguma coisa, mas vão por um caminho ruim, porque algo aconteceu em suas
vidas. Muitos jovens têm essa experiência. Eles se tornam muito
‘escuros’ e pessimistas. Eles odeiam a vida. Eles odeiam as pessoas.
Às vezes, os jovens vão para o cemitério e destroem coisas, mas isso
não é o verdadeiro problema. O problema real é que o satanismo é algo
que faz mal para si mesmo. Geralmente sozinho, não com os outros. Não é
uma seita, um culto. Os jovens começam a despertar interesse quando
escutam alguma música ou pesquisam em alguns sites. Eles não estão
preparados para ler essas coisas, que vão para a cabeça e criam
confusão.
Eu gosto de conversar com os jovens, especialmente porque eu também
sou músico. Eu não sou um daqueles que dizem que o rock é música
satânica, mas eu tento falar com eles sobre uma pequena parte das
músicas que tem elementos satânicos. Eu gosto de falar com os jovens
especialmente por que sabendo que eu sou músico e entendo a cultura, eu
não estou ali para "condená-los". É muito interessante conversar sobre
as mensagens das músicas.
Existem associações que ajudam os jovens, por exemplo, GRIS, que é um
dos organizadores deste curso no Regina Apostolorum. Muitos jovens
passam por um momento da vida em que estão interessados em satanismo e
ocultismo, mas é apenas uma parte da vida, mas talvez eles olhem para
Deus, para algo muito bom.
Muitos desses jovens, que tiveram esses sentimentos, se tornaram
católicos. Eles estão procurando. Isso faz parte da pesquisa, eu acho.
Talvez, alguém tenha uma opinião diferente, mas isso é o que eu percebo
ao falar com eles. Em todo satanista, existe uma sensibilidade. Eles não
são estúpidos. Eles não são pessoas que odeiam sem motivo. Eles são
pessoas que sofrem por algum motivo. Eu acredito profundamente nisso.
Então, acho que é bom ouvir, estar perto dos jovens, porque muitos estão
sozinhos.
Zenit: Para uma família ou pessoa que não sabe o que fazer, o que você recomendaria?
A família deve entender que em alguns momentos é preciso reconhecer
sinais de luto ou de depressão. Depois, falar com a pessoa. E pedir a
ajuda de uma boa organização, como GRIS. GRIS é uma organização da
Igreja Católica, tem muitos voluntários que ajudam.
É interessante notar que muitas pessoas são capazes de sair desse
caminho. É muito bom porque as pessoas começam uma vida diferente.
Zenit: Você teve alguma experiência com o satanismo?
Eu sou muito optimista, sou uma pessoa que (embora nunca tenha sido
um satanista) na minha juventude, quando eu era muito jovem, com 13
anos, fiquei muito doente. Eu estava muito sozinho e fiquei no hospital
por um ano. Naquela época, eu estava afastado da Igreja, porque eu vi
muitas pessoas sofrendo no hospital, especialmente jovens como eu,
então, eu não acreditava em Deus. Eu achava que Deus era ruim. Eu não
era um satanista, mas contra Deus. Eu blasfemava. Eu estava muito
triste, mas depois eu entendi. E fui capaz de sair deste período negro
(...) eu estava procurando, procurando alguma coisa em mim mesmo. Eu não
era ruim para me sentir assim.
A música me ajudou muito. Quando eu tocava, eu conhecia pessoas. Eu
não estava sozinho. Quando eu fiquei doente, eu estava sozinho porque
usava um colete ortopédico e não podia fazer o que as outras pessoas
faziam.
Eu entendo quando alguém diz que odeia a Deus, porque eu também tive
um momento em minha vida em que odiava Deus. Eu não conseguia entender
por que havia tanto sofrimento no mundo, especialmente quando eu via as
crianças no hospital, que estavam muito doentes, com problemas muito
graves.
Zenit: Você consegue se lembrar de alguém que tenha experimentado este mundo?
Climati: Eu me lembro bem, depois de uma das minhas conferências, de
um jovem de 18 ou 19 anos, que falou comigo. Ele disse que houve um
período em que ele estava interessado em satanismo. Ele tinha sido muito
católico, mas teve uma crise porque seu pai, que queria ser uma pessoa
honesta, perdeu o emprego por não submeter sua moral. Quando seu pai
perdeu o emprego, o jovem teve uma crise. Sua mãe disse ao pai: "não
seja tão honesto e bom". Isto levou a uma crise familiar, porque o pai
não estava disposto a ser desonesto. A família desabou. O jovem disse:
"Mas o que é a vida se o meu pai perde o emprego por ser honesto?"
Esta situação teve um efeito prejudicial para o seu coração. Ele
começou a acreditar que a vida é algo em que só as pessoas ruins podem
ter sucesso. Ele tornou-se ‘interessado’ em satanismo, mas apenas por
alguns meses, pois o satanismo tem essa mensagem exacta, essa
mentalidade.
Depois, a crise de sua família foi resolvida. Seu pai encontrou outro
trabalho. Ele disse: "Eu não era ruim, mas por algum tempo eu acreditei
em Satanás".
Ele não fez nada de mal. Ele não matou ninguém. Ele não foi para o
cemitério. Mas, ele estava se tornando satânico em sua filosofia de
vida. No entanto, ele foi capaz de mudar a vida. Mais tarde, ele se
tornou um voluntário. A família dele me disse que ele foi para
Moçambique.
É possível ser satanista, a longo prazo?
A maioria das pessoas não são felizes como satanistas. Eles
normalmente querem escapar e conseguir mudar. Satanismo não é uma
condição na qual a pessoa pode ser muito feliz porque é realmente
tenebroso.
Qual é a diferença entre satanismo e ocultismo?
Climati: Ocultismo é algo relacionado a magia. É a tentativa de usar
‘mágica’ para chegar ao poder através de rituais de magia, mas não se
trata de satanás. Eu, pessoalmente, acho que não é bom de qualquer
maneira, porque funciona como se o esforço fosse desnecessário. As
coisas custam esforço na vida ... você precisa trabalhar, você precisa
estudar. Mas, com a magia, a pessoa acha que pode chegar a algo sem
isso. Por exemplo, se você quer que uma garota se apaixonar por você,
você pode fazê-lo por magia. No entanto, é muito diferente do satanismo
que é muito ruim e inerentemente perigoso.
Zenit: Qual é a sua impressão sobre aqueles que sofrem por causa dessas coisas?
É necessário ser muito positivo. Todos os pontos de vista
apresentados no curso são positivos e são úteis, especialmente aos
sacerdotes. Muitas vezes, quando as famílias têm problemas, procuram um
padre para pedir ajuda. O sacerdote deve estar preparado para saber como
reagir, por isso é óptimo ver tantos sacerdotes aqui.
Sacerdotes podem ajudar muito, mas eles devem estar preparados. Eles
precisam entender como as coisas acontecem. Portanto, este é um bom
curso, porque oferece boas perspectivas, incluindo as de médicos e
sacerdotes.
(Trad.:MEM)
(09 de Maio de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário