Páginas

sábado, 5 de outubro de 2013

Combinar a fé e a razão, a verdade e a liberdade, numa harmonia constante

Mensagem do papa Francisco para a plenária das conferências episcopais europeias


Roma, 04 de Outubro de 2013


A proximidade e o apreço do papa Francisco pelo trabalho das conferências episcopais da Europa, em especial pela sua contribuição à reflexão sobre a laicidade e pela promoção de uma cultura "que combine em constante harmonia a fé e a razão, a verdade e a liberdade": este é o conteúdo da primeira mensagem que o papa Francisco dirige aos presidentes das conferências episcopais do velho continente.

A mensagem do papa, enviada pelo Secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, e endereçada ao cardeal Peter Erdo, arcebispo de Esztergom-Budapeste e presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE), foi lida na abertura da Assembleia Plenária da CCEE, que está reunida neste ano em Bratislava, na Eslováquia, de 3 a 6 de Outubro. A presidência da CCEE já tinha sido recebida em audiência privada pelo papa Francisco no dia 9 de Maio.

A seguir, transcrevemos a mensagem do papa:

Secretaria de Estado
S.E.R. Card. Peter Erdő
Presidente
Conselho das Conferências Episcopais da Europa
Gallusstrasse 24, CH-9000 St. Gallen (Suíça)

Por ocasião da Assembleia Plenária da CCEE, convocada em Bratislava no 1150º aniversário da chegada de São Metódio àquelas terras, Sua Santidade, o papa Francisco, apresenta as suas cordiais saudações a todos os participantes, garantindo a sua proximidade espiritual. O Santo Padre manifesta o seu grato apreço pela contribuição, em termos de reflexão, que as conferências episcopais da Europa oferecem sobre a laicidade e, especialmente, pelo serviço que as igrejas prestam às populações do continente através da promoção de uma cultura que combine em harmonia constante a fé e a razão, a verdade e a liberdade. Enquanto invoca, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria e dos Santos Cirilo e Metódio, abundantes graças para os pastores das igrejas na Europa e para o seu ministério, com afecto fraterno envia a desejada bênção apostólica.

Card. Tarcisio Bertone, Secretário de Estado de Sua Santidade 


in

Sem comentários:

Enviar um comentário