Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Refugiados sírios na abadia beneditina de Weingarten

Proposta foi avançada por Dom Gebhard Fürst em resposta ao apelo feito alguns dias atrás por Papa Francisco


Roma, 15 de Outubro de 2013


A abadia beneditina de Weingarten, em Baden-Wuerttemberg (Sudoeste da Alemanha), poderá, em breve, acolher refugiados sírios: como informado à Agência Fides, a proposta foi avançada por Dom Gebhard Fürst, Bispo de Rottenburg, diocese onde se encontra a abadia, em resposta ao apelo feito alguns dias atrás por Papa Francisco.

O histórico mosteiro beneditino está actualmente vazio e a Igreja local poderá dedicar temporariamente a estrutura à acolhida de refugiados. A abadia se situa em uma colina dedicada a São Martinho que – como recorda o Bispo – é venerado como patrono dos mendicantes, prisioneiros, refugiados e de todos os que estão em necessidade. Dom Fuerst ressaltou que o conceito de solidariedade hoje se ampliou até a “partilha de todo espaço vital”.

Hoje, “devemos nos preocupar das pessoas que perderam tudo, que estão traumatizadas e precisam de cuidados”, diz o Bispo, exortando também as instituições a se empenharem. Para pe. Ekkehard Schmid, pároco da paróquia de San Martinho, adjacente ao mosteiro, “o projecto do Bispo é uma óptima ideia”. Em breve, o convento – que deve ser equipado para o acolhimento – poderá receber um número restrito de refugiados, podendo aumentar sua capacidade no futuro.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário