Abrangidos relatos criacionistas dos povos antigos, bíblia, tradição e perspectivas pastorais
Roma, 28 de Outubro de 2013
Neste último dia 23 de Outubro, na sede do Conselho
Episcopal Latino-Americano (CELAM) em Bogotá, o Departamento de Cultura e
Educação lançou o quarto volume da colecção de teologia indígena “O
sonho de Deus na criação humana e no cosmos”, que reúne as memórias do
IV Simpósio Latino-Americano de Teologia Indígena, realizado em Lima, no
Peru, de 28 de Março a 2 de Abril de 2011. A informação foi veiculada
em comunicado de imprensa assinado por Óscar Elizalde Prada.
A apresentação do livro, que contou com a presença do presidente do
departamento de Cultura e Educação, dom Pablo Varela, do secretário
executivo do departamento, pe. Vitor Hugo Mendes, do secretário geral
adjunto do CELAM, pe. Leonidas Ortiz, de dom Felipe Arismendi, bispo de
San Cristóbal de las Casas, no México, e de dom Víctor Corral, bispo de
Riobamba, no Equador, foi transmitida pela internet na plataforma Episcopo.net.
Também participaram, como membros da equipe de assessoria em teologia
indígena do CELAM, os padres Eleazar López Hernández (México), Paulo
Suess (Brasil) e Roberto Tomichá (Bolívia), a irmã Margot Bremer
(Paraguai) e a senhora Ernestina López (Guatemala), que foram convocados
para colaborar na preparação do V Simpósio Latino-Americano, agendado
para 2015 na Bolívia.
Durante o lançamento, o pe. Vitor Hugo explicou que “esta publicação
se organiza em quatro partes: (1) os relatos cosmogônicos; (2) bíblia e
tradição; (3) perspectiva pastoral; e (4) elementos de conclusão”. Na
primeira parte, que ocupa quase a metade das 279 páginas, são
apresentados diversos relatos criacionistas que fazem parte da cultura
dos povos originários das zonas mesoamericana, andina, austral e do chaco.
A segunda parte oferece perspectivas sobre a criação e o cosmos, a
partir de diversas considerações hermenêuticas, bíblicas e doutrinais.
Mais brevemente, na terceira parte, são propostas algumas pistas
pastorais à luz de Aparecida e, na parte final, sugerem-se perspectivas
de conclusão.
Sobre o conteúdo do livro, dom Felipe Arismendi destacou que, no
tocante à criação, “Deus se manifestou de muitas maneiras. Neste
sentido, queremos ser católicos encarnados nos povos originários”. Por
sua vez, dom Pablo Varela manifestou que “a tarefa da Igreja sempre está
em andamento, inconclusa (…), no serviço dos povos originários que
reconhecemos como interlocutores”.
Estas reflexões, assim como os três volumes que a precedem, oferecem
uma visão ampla e diversificada dos processos de diálogo e discernimento
que a teologia indígena tem amadurecido ao longo da última década,
reconhecendo as “sementes do verbo presentes nas tradições e nas
culturas dos povos indígenas da América Latina” (DA 529).
in
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