Responde o pe. Edward McNamara, LC, professor de teologia e diretor espiritual
Roma, 25 de Outubro de 2013
Em sua coluna semanal sobre liturgia, o padre McNamara responde hoje a uma pergunta feita por um missionário italiano em Ruanda.
Eu gostaria de perguntar quais são as posições a manter durante
as várias partes da celebração eucarística: de pé, sentados,
ajoelhados... Em particular, depois de comungar, alguns esperam para
sentar-se após o padre colocar o Santíssimo Sacramento no tabernáculo;
outros voltam para o seu lugar e sentam-se imediatamente para adorar o
Senhor que acabaram de receber. Obrigado. - E.B., Kigali
Os gestos e posturas que os fiéis devem assumir são tratados na Instrução Geral do Missal Romano, n.º 43:
Os fiéis estão de pé: desde o início do cântico de entrada, ou
enquanto o sacerdote se encaminha para o altar, até à oração colecta,
inclusive; durante o cântico do Aleluia que precede o Evangelho; durante
a proclamação do Evangelho; durante a profissão de fé e a oração
universal; e desde o convite “Orai, irmãos”, antes da oração sobre as
oblatas, até ao fim da Missa, excepto nos momentos adiante indicados.
Estão sentados: durante as leituras que precedem o Evangelho e
durante o salmo responsorial; durante a homilia e durante a preparação
dos dons ao ofertório; e, se for oportuno, durante o silêncio sagrado
depois da Comunhão.
Estão de joelhos durante a consagração, excepto se razões de
saúde, a estreiteza do lugar, o grande número dos presentes ou outros
motivos razoáveis a isso obstarem. Aqueles, porém, que não estão de
joelhos durante a consagração, fazem uma inclinação profunda enquanto o
sacerdote faz a genuflexão depois da consagração.
Compete, todavia, às Conferências Episcopais, segundo as normas
do direito, adaptar à mentalidade e tradições razoáveis dos povos os
gestos e atitudes indicados no Ordinário da Missa. Atenda-se, porém, a
que estejam de acordo com o sentido e o carácter de cada uma das partes
da celebração. Onde for costume que o povo permaneça de joelhos desde o
fim da aclamação do Sanctus até ao fim da Oração eucarística, é bom que
este se mantenha.
Para se conseguir a uniformidade nos gestos e atitudes do corpo
na celebração, os fiéis devem obedecer às indicações que, no decurso da
mesma, lhes forem dadas pelo diácono, por um ministro leigo ou pelo
sacerdote, de acordo com o que está estabelecido nos livros litúrgicos.
No tocante à pergunta desta semana, a frase-chave do parágrafo tem
sido fonte de controvérsia, especialmente nos EUA. A tradução inglesa do
texto diz que os fiéis podem ficar "sentados ou ajoelhados durante o
silêncio sagrado depois da comunhão".
Alguns liturgistas e até bispos interpretaram estas palavras como uma
proibição de se ajoelhar ou de sentar-se antes de se receber a
comunhão. A polémica levou o cardeal Francis George, como presidente da
Comissão Litúrgica da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA, a pedir
uma interpretação autêntica da Santa Sé, em 26 de maio de 2003.
O então prefeito da Congregação para o Culto Divino e para a
Disciplina dos Sacramentos, cardeal Francis Arinze, respondeu à pergunta
em 5 de junho daquele mesmo ano (Prot 855/03/L):
Em muitos lugares, os fiéis estão acostumados a ficar de joelhos
em oração pessoal ou sentados depois de regressar aos seus lugares após
receberem, individualmente, a Sagrada Eucaristia durante a missa. As
normas da terceira edição típica do Missal Romano proíbem esta prática?
A lógica é que o nº 43 da Instrução Geral do Missal Romano
pretende estabelecer, dentro de amplos limites, uma certa uniformidade
de posições a serem assumidas pela assembleia durante as várias partes
da celebração da Santa Missa, mas, ao mesmo tempo, não estabelecê-las
tão rigidamente a ponto de aqueles que desejam permanecer ajoelhados ou
sentados não poderem fazê-lo.
Depois de receber esta resposta, o boletim da Comissão comentou: "Na
aplicação da Instrução Geral do Missal Romano, as posições não devem ser
reguladas de modo rígido, a ponto se de proibirem os indivíduos que
comungam de se ajoelhar ou sentar-se após receber a Sagrada Comunhão"
(p. 26).
O que é válido para Washington é aplicável também nos outros lugares:
os fiéis podem se ajoelhar ou sentar-se depois de terem comungado.
***
Os leitores podem enviar perguntas para liturgia.zenit@zenit.org.
Pedimos mencionar a palavra "Liturgia" no campo assunto. O texto deve
incluir as iniciais do remetente, cidade, estado e país. O pe. McNamara
só pode responder a uma pequena selecção das muitas perguntas que
recebemos.
in
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