Páginas

domingo, 13 de outubro de 2013

Razões pelas quais o Reiki é incompatível com a fé cristã… E te deixa vulnerável

Explica-o a RIES 


Actualizado 12 de Outubro de 2013

Equipo Portaluz

Os católicos são convidados a tomar distância do Reiki. Advertem-no sacerdotes, a Rede Ibero-americana de Estudo das Seitas (RIES) e autoridades da Igreja.

A afirmação do titular se desprende do estabelecido no Catecismo da Igreja e referendado em Março de 2009 mediante um documento específico sobre o Reiki difundido pelos bispos dos Estados Unidos (aceda no final), entre outras contribuições que apresentamos neste artigo.

A cura pelo uso de "energia" tem uma antiguidade milenária na Ásia, mas o Reiki surgiu em princípios do século XIX com Mikao Usui (1865-1927), decano de uma pequena universidade em Kyoto (Japão). “Um mestre com carisma de guru, que teve visões místicas e acreditou neste novo sistema que propondo ser curativo, não é só uma técnica, mas sim um caminho espiritual”, informa numa das suas publicações de Abril de 2009 a Rede Ibero-americana de Estudo das Seitas (RIES).

A verdade sem rodeios
RIES assinala nessa mesma publicação que a cosmovisão do Reiki é incompatível com a fé cristã não só porque defende a crença no “dualismo cósmico” de origem Taoísta assentado na teoria dos opostos (Ying-Yang), mas sim porque “reduz Deus a uma energia que se pode canalizar se se concentra e aprende as técnicas para isso”.

As afirmações de RIES apoiam-se nos números 1507, 1508 e 1509 do Catecismo da Igreja Católica onde se estabelece que a cura - mediada pela oração e, ou, a acção sacramental - é possível só pela Graça Divina… Tal como também se depreende ao ler diversas passagens sobre esta realidade no Evangelho.

Esta certeza de Fé deixa em evidência então o erro fundamental em que incorrem os defensores do Reiki, assinalam em RIES, pois seguindo os escritos de Usui, seu criador, esta seria uma técnica que canaliza a energia universal da vida administrável ao arbítrio humano e sem identificar a real origem dessa suposta energia.

O fundo ´escuro´ do Reiki
Podem parecer extremas estas afirmações quando inclusive médicos bem formados cientificamente em universidades laicas incorporam o Reiki como parte da terapia complementar para pessoas que padecem dor e não poucos católicos aventuram-se a provar.

Sem dúvida para o sacerdote Salvador Hernández, valorizado exorcista da Igreja em Espanha, a aparente benéfica oferta de cura que propõe o Reiki, entranha riscos para a saúde espiritual das pessoas… “Muitas ofertas da Nova Era, como o reiki, consistem em que alguém te impõe as mãos. Que garantias tem dessa pessoa? Pode ser um bruxo camuflado. Tratei muitos que vem do reiki, de receber essa imposição de mãos, de abrir-se a guias, a entes, é como o espiritismo, é abrir uma porta aos espíritos malignos! Também pode dar-se em pseudo-meditações transcendentais. A Conferência Episcopal dos EUA já explicou que o Reiki e outras técnicas da Nova Era não são eficazes segundo a comunidade científica, não tem rigor… Pertencem ao mundo da superstição. Mas eu vi vários casos de demónios introduzidos pelo reiki ou por invocações.” (Extracto de entrevista publicada por Forum Libertas em 8 de Maio de 2012)

Mais recentemente a postura da Igreja sobre o Reiki foi abertamente resolvida numa dolorosa situação, quando em 11 de Maio de 2011 a Congregação para a Doutrina da Fé ordenou que se emitisse um decreto penal contra o hoje ex-sacerdote Gumersindo Meiriño, por difundir a sua denominada terapia ‘Reiki crístico’.

Fontes para consulta:
“Directrizes para avaliar o reiki como terapia alternativa/ Comité Doutrinal da Conferência Estadunidense de Bispos Católicos”
Clique aqui para ver o documento original em inglês.
Clique aqui para ver a tradução em espanhol do documento (publicado na RIES).
Referências N.°s 1507 a 1509 do Catecismo da Igreja Católica. Clique aqui para ler.


in


2 comentários:

  1. O risco aqui é dos católicos abrirem sua mente e libertarem do jugo da igreja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeitamos a sua opinião, mas a opinião da Igreja é diferente. Reiki e a fé cristã são incompatíveis.

      Eliminar