Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

Os 24 «jubilados»: cardeais maiores de 75 anos, que elegerão um Papa «com vigor»

Só há 5 cardeais com menos de 60 anos

Tinham-se retirado das tarefas de governo; dedicavam-se a actividades espirituais, a um ritmo mais pausado. Mas a Igreja convocou-os para exercer a sua missão mais importante na sua ancianidade.

Actualizado 1 Março 2013

P. J. Ginés / ReL


Em Espanha e outros países, as pessoas costumam jubilar-se aos 65 anos. Na Igreja, os bispos tem a obrigação de apresentar a sua renúncia ao Papa ao cumprir os 75. Este pode decidir esperar até dois ou três anos antes de aceitá-la.

Dá-se então uma circunstância curiosa: a dos cardeais que desde os 75 anos (ou um pouco mais velhos) estão retirados e são "eméritos", que já não pastoreiam as suas dioceses nem exercem cargos de primeira linha na Cúria, mas que ainda não tem 80 anos, e portanto são convocados desde o seu retiro para que participem no Conclave com direito a voto.

Os 25 «jubilados»
Dos 117 cardeais com direito a voto, esta é a situação de 25 deles: "eméritos" mas eleitores; sem idade para dirigir as suas dioceses, mas com idade para eleger o Papa. Deles, o cardeal de Jacarta, Julius Riyadi Darmaatmadja, não irá ao Conclave por razões de saúde.

Ficam pois estes 24 cardeais, "jubilados" que ponderarão as palavras de Bento XVI sobre um Papa que tenha "vigor" para dirigir a Igreja neste acelerado século XXI. Há que ter em conta que a média de idade entre todos os cardeais eleitores é de 72 anos.

Cardeais eméritos de 75 a 78 anos
Antonios Naguib, Patriarca Emérito de Alexandria (Copto-católico), Egipto, 78 anos; Roger Michael Mahony, Arcebispo Emérito de Los Angeles, EUA, 77 anos; Jean-Claude Turcotte, Arcebispo Emérito de Montreal, Canadá, 76 anos; Ivan Dias, Perfeito Emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos, quase 77 anos; Cláudio Hummes, O.F.M., Perfeito Emérito da Congregação para o Clero, 78 anos; Carlos Amigo Vallejo, O.F.M., Arcebispo Emérito de Sevilha, 78 anos; Justin Francis Rigali, Arcebispo Emérito de Filadélfia, EUA, 78 anos; Ennio Antonelli, Presidente Emérito do Pontifício Conselho para a Família, 76 anos; Attilio Nicora, Presidente Emérito da Administração do Património da Sé Apostólica, 76 anos; William Joseph Levada, Perfeito Emérito da Congregação para a Doutrina da Fé; 76 anos; Franc Rodé, C.M., Perfeito Emérito da Congregação para a Vida Consagrada, 78 anos; Giovanni Lajolo, Presidente Emérito do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, 78 anos; Paul Josef Cordes, Presidente Emérito do Pontifício Conselho "Cor Unum”; 78 anos; Francesco Monterisi, Arcipreste Emérito de São Paulo Extramuros, 78 anos; Paolo Sardi, Vice-camareiro emérito da Câmara Apostólica, 78 anos; Velasio De Paolis, C.S., Presidente Emérito da Prefeitura de Assuntos Económicos; 77 anos.

Cardeais de 79 anos, ou a ponto de cumprir os 80
Dionigi Tettamanzi, Arcebispo Emérito de Milão, Itália, 79 anos; Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo Emérito de São Salvador da Baía, Brasil; 79 anos; Francisco Javier Errázuriz Ossa, Arcebispo Emérito de Santiago do Chile; 79 anos; Raffaele Farina, S.D.B., Arquivista Emérito dos Arquivos Secretos Vaticanos, 79 anos; Godfried Danneels, Arcebispo Emérito de Malinas - Bruxelas, Bélgica, quase 80 anos; Juan Sandoval Íñiguez, Arcebispo Emérito de Guadalajara, México, quase 80 anos; Walter Kasper, Presidente Emérito do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, quase 80 anos; Severino Poletto, Arcebispo Emérito de Turim, Itália, quase 80 anos.

Se Bento XVI tivesse decidido adiar a Sé Vacante um ano, o Conclave teria 8 cardeais a menos. Se tivesse decidido adiar a sede vacante um par de meses, teria deixado de fora Daneels, Íñiguez, Kasper e Poletto. Alguns destes cumprem anos nos próximos 15 dias, e podem ir ao Conclave porque o importante é a idade no momento de declarar-se a Sé Vacante, quer dizer, a quinta-feira, 28 às 20 horas.

À noite, chuva de "eméritos jovens"

Por último, cabe destacar que agora mesmo o Vaticano está cheio de "eméritos muito jovens": todos os Presidentes de Pontifícios Conselhos converteram-se automaticamente em "eméritos", perdendo o seu cargo, desde o momento em que se declarou a Sé Vacante. Assim, Turkson, com 64 anos, é "emérito" do Pontifício Conselho Justiça e Paz; Cañizares, com 67 anos, é "emérito" da Congregação do Culto Divino, etc...

Os com menos de 60 anos
Quanto a cardeais "jovens", só há 5 com menos de 60 anos: o arcebispo siro-malankar, Baselios Cleemis Thottunkal (53 anos); o arcebispo de Manila, Luis Antonio Gokim Tagle (55 anos); o arcebispo de Berlim, Rainer Maria Woelki (56 anos); e os cardeais Marx (de Munique) e Eijk (de Utrecht), com 59 anos.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário