Páginas

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Santo Alexandre do Egipto

Santo Alexandre nos apresenta um modelo de fé convicta que deve ser conhecida, amada, defendida e anunciada


Horizonte, 26 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


Santo Alexandre nasceu em Alexandria no Egipto no ano 250 e sua profunda bondade, inteligência e firmeza na defesa da fé lhe conferiram não somente o bispado mais também prefigurar entre os grandes defensores da fé.

Alexandre foi eleito bispo da sede da Igreja em Alexandria no ano 312. Já contava sessenta anos e prezou em sua administração apostólica pela escolha e formação de homens que comprovassem suas virtudes para então seguir o caminho religioso. Iniciou os trabalhos de construção da Igreja de São Theonas, que havia sido patriarca de Alexandria, entre os anos de 282 e 300. A Igreja se tornou uma das maiores da cidade.

Nesta época se levantava uma grande heresia intitulada “arianismo”,  fundada por Ario, um presbítero de Alexandria. A sua doutrina baseava-se essencialmente no princípio da negação de Cristo como divindade. Santo Alexandre combateu fortemente o crescimento desta heresia vindo a convocar o Concílio de Alexandria no ano 321 onde mais de cem bispos participaram do primeiro sínodo e condenaram Ário e o expulsaram daquela região.

Ário fugiu para a Palestina, onde assegurou para si o apoio de Eusébio de Nicomédia. Ambos empreenderam grandes perseguições e violência contra os cristãos que eram contrários à heresia. Alexandre, então, juntamente com o imperador e o Papa, convocou o Concílio de Nicéia no ano de 325. Devido a sua idade já avançada, Santo Alexandre foi acompanhado pelo jovem e notável Atanásio que foi seu secretário no concílio. Diante da exposição de Ário os Padres Conciliares, percebendo a gravidade, decidiram redigir baseados no Credo baptismal da Igreja de Cesareia a profissão de fé hoje conhecida por nós como Credo NicenoConstantinopolitano.

Após o concílio Alexandre retornou à Alexandria e faleceu no dia 26 de Fevereiro do ano de 328, nomeando como seu sucessor o discípulo Atanásio.

Santo Alexandre nos apresenta um modelo de fé convicta que deve ser conhecida, amada, defendida e anunciada por ser um caminho certo para a nossa perfeita felicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário