Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Vaticano mais simples e transparente

Esta é a intenção do Papa Francisco, e a finalidade da nova lei que hoje entra em vigor e que reorganiza a estrutura do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, visando mais transparência e simplicidade na instituição. O novo ordenamento jurídico entra hoje em vigor e  substitui a legislação aprovada por João Paulo II no ano 2000. O Papa explica que, desde o início do seu pontificado (março de 2013) sentiu a necessidade de uma “reorganização geral” do Governo do Estado da Cidade do Vaticano para melhor responder “às exigências atuais” e continuar a garantir “independência absoluta e visível” da atividade da Santa Sé e do Papa, no plano internacional.
“Cuidados Paliativos – metas e práticas” é o tema que vai estar hoje em reflexão em Braga numa iniciativa do Departamento da Pastoral da Saúde e do Santuário Alexandrina de Balasar, na Póvoa de Varzim. Durante o mês de junho, estas entidades promovem um conjunto de conferências sobre temas relacionados com a Bioética. A primeira é hoje, com Edna Gonçalves, membro da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos. Nos dias 14 e 21 será oportunidade para temas como: “Eutanásia e Suicídio Assistido” e “Distanásia” respetivamente. Os promotores da iniciativa sublinham que as questões de fim de vida constituem uma das preocupações fundamentais do Homem contemporâneo e, naturalmente, essas preocupações são assumidas pela Igreja.
Mais logo, pelas 19h00 em Évora, o auditório da Escola dos Salesianos acolhe o «Faith’s Night Out». Trata-se de uma atividade promovida pelas Equipas de Jovens de Nossa Senhora que apresenta vários temas e vários testemunhos. Estarão presentes: Padre Fernando Lopes (“Operação STOP, Deus chama-te”); Manuel Guerra (“O horizonte está mais longe do que eu consigo ver”); Sofia Guedes (“Ser feliz é dar-se aos outros”); Rita Carvalho (“Papel, Deus e caneta”); Sandra Costa (“Estou aqui”). Trata-se de um evento que surgiu em 2013 na cidade de Lisboa, inspirado nas famosas TedTalks, com o objetivo de transmitir experiências de fé de uma forma simples e cativante.
Também neste dia, mas nos Açores, o Serviço da Pastoral Social da Diocese de Angra, promove no Centro Pastoral Pio XII em Ponta Delgada uma jornada de “reflexão e debate” sobre questões da saúde mental, dependências e pobreza. «Olhar, refletir e agir» é o tema que enquadra a iniciativa que conta com vários especialistas destas áreas, nomeadamente, Filipa Palha, (Federação Mundial de Saúde Mental), o António Bento (Psiquiatra), e o padre José Manuel Pereira de Almeida (médico e responsável pelo Secretariado Nacional da Pastoral Social).
Pelas 15h00, o programa Ecclesia centra hoje já a sua atenção na Solenidade litúrgica do Pentecostes, em estúdio o Padre Armindo Vaz, Professor de Sagrada Escritura na UCP, e também Frei Francisco Sales, Reitor da Igreja de Santo António de Lisboa, onde já decorre a trezena de preparação para a festa deste santo português. Pelas 22h45, escute edição rádio do programa Ecclesia na Antena1.
Tenha um grande dia
Henrique Matos



Sem comentários:

Enviar um comentário